A Igreja de Santo António foi encerrada ao público em outubro de 2013, altura em foram detetados problemas na sua abóbada. Volta, já amanhã a reabrir para visitas, ainda que de forma condicionada.
A autarquia de Lagos recorda, que na altura em que as visitas do público ao imóvel foram cessadas, foi promovido um estudo de diagnóstico que, apesar de não confirmar problemas estruturais, detetou que cerca de 50% do estuque que reveste a sua superfície se encontra descolado, podendo eventualmente verificar-se quedas de materiais.
Por uma questão de segurança, nessa altura, e tendo em conta uma decisão conjunta da autarquia e da DRCAlg - Direção Regional de Cultura do Algarve, a igreja passou a estar fechada para visitas.
Atualmente, não tendo a situação a gravidade que se receou inicialmente, e havendo o parecer favorável dos técnicos da autarquia, do Gabinete que tem procedido às intervenções e da DGPC – Direção Geral do Património Cultural (entidade que tutela a Igreja de Sto. António - uma vez que este imóvel está classificado como Monumento Nacional - e que o visitou no passado mês de julho), foi tomada a decisão de reabrir o imóvel a visitas públicas, de forma condicionada, colocando-se no seu interior uma estrutura coberta para garantir a segurança dos visitantes.
A autarquia informa que encontra-se já em preparação uma intervenção de consolidação e restauro da abóbada, a ser promovida pela FUTURLAGOS – Empresa Local para o Desenvolvimento EM, SA e que irá solucionar o problema.
Deste modo é solicitado aos visitantes que respeitem a área definida para a circulação e permanência, na qual se encontram garantidas as necessárias condições de segurança.