Sociedade

LAGOS:Obras na Praia D. Ana concluídas na primeira quinzena de julho

O Município de Lagos voltou a hastear a Bandeira Azul em cinco das suas seis zonas balneares: Luz, Porto de Mós, Meia Praia, Praia da Batata e Camilo.

PUB
 
Nas primeiras quatro foram ainda hasteadas a Bandeira Praia Acessível – Praia Para Todos! 
 
Para além deste galardão hasteado em cinco das suas seis zonas balneares, Lagos volta a ostentar este ano, em quatro destas praias (mais concretamente Luz, Porto de Mós, Praia da Batata e Meia Praia), a Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos, que garante um acesso mais facilitado a cidadãos com mobilidade condicionada, designadamente através de estacionamento reservado junto ao areal e rampas apropriadas para cadeiras de rodas. 
 
Refira-se que na Praia da D. Ana, onde também foi atribuído este galardão, a Bandeira Azul será hasteada durante a primeira quinzena de Julho, altura em que se prevê que as obras para o enchimento da praia estejam concluídas. 
 
A cerimónia oficial do Hastear das Bandeiras em Lagos decorreu no dia 25 de junho, e contou com várias presenças, nomeadamente do executivo municipal, do Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, José Madeira Serôdio, do Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, dos patrocinadores e parceiros da campanha de sensibilização ambiental e de diversos convidados. 
 
Depois de todas as bandeiras azuis hasteadas, a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, agradeceu a presença de todos na cerimónia, reforçando o facto de que Lagos “ostenta novamente, com muito orgulho, todos estes galardões nas suas praias, o que traduz a atenção que prestamos à área ambiental, e o grande trabalho e empenho na promoção de boas práticas”. Para a autarca “estas distinções trazem não só orgulho ao Município, mas também uma grande responsabilidade em conseguir, todos os anos, mantê-las”. No que diz respeito à Campanha “Lagos na Onda do verão 2015”, a autarca aproveitou a ocasião para agradecer publicamente a todos os patrocinadores da iniciativa, “sem o apoio dos quais seria muito difícil a realização da mesma”. 
 
O Presidente do INR - Instituto Nacional da Reabilitação, José Serôdio, também teve oportunidade de, “felicitar e agradecer à Câmara de Lagos e à Região de Turismo do Algarve por todo o trabalho desenvolvido em prol de cidades e regiões para todos, neste caso concreto nas vertentes da cultura e lazer, como são as praias. Só desta forma podemos ter um país que possa ser desfrutado por todos, virado para o desenvolvimento, progresso e competitividade”. 
 
No final falou o Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, que começou por afirmar que era “um orgulho estar de volta à Praia da Luz e a Lagos, uma das regiões mais premiadas da Europa e do Mundo no que diz respeito às suas praias”. 
 
No total, o Algarve conta este ano com 85 praias com Bandeira Azul, das quais 45 são também consideradas praias acessíveis, o que, de acordo com o responsável máximo pela RTA, se traduz “numa oferta muitíssimo qualificada nesta área”. 
 
Desidério Silva felicitou a autarquia por todo o trabalho desenvolvido nesta área, e terminou a sua breve intervenção reforçando “a importância, cada vez maior, da valorização de parcerias entre entidades públicas e privadas, porque só assim teremos todos a ganhar”, frisou.
 
Terminadas as intervenções oficiais, passou-se à entrega ao município de Lagos, do 2.º Prémio “Praia + Acessível 2014”, atribuído à Praia da Luz, pelo patrocinador (Mobilitec), e que resultou novamente na oferta de uma cadeira andarilho (recorde-se que já no ano passado a autarquia foi distinguida com este equipamento, tendo ficado em primeiro lugar neste concurso).