Sociedade

Lagos:Walk & Art Fest afirmou-se como o mais novo Festival de Caminhadas do Algarve

Foto:Sónia Cruz
Foto:Sónia Cruz  
Entre os dias 1 e 4 de Novembro, Lagos recebeu o mais novo Festival de Caminhadas do Algarve.

 
O evento teve lugar nas ruas do Barão de São João e, segundo os responsáveis, “o  balanço não poderia ter sido melhor”.
 
A organização considera que “o evento foi um sucesso e tem tudo para se tornar num evento de referência, muito devido à ligação com a Arte e à localização estratégica onde Barão de São João se encontra, sendo de fácil acesso”.
 
Durante os dias do certame, “foi notória a forma como as pessoas ficaram encantadas com a transformação que se fez nesta aldeia”, acrescenta nota do evento.
 
O programa foi bastante ambicioso para uma primeira edição, “pois contou com 72 atividades repartidas por caminhadas, workshops, concertos, atividades de bem-estar e atividades de educação ambiental direcionadas às famílias”.
 
Os participantes aderiram ao convite e 15 atividades esgotaram, sustenta a organização.
 
Esta primeira edição contou com cerca de 1100 inscrições de pessoas que, acabaram por participar em várias atividades e alguns durante mais que um dia.
 
Destaque para a instalação artística composta por peças de 7 artistas locais que foi criada de propósito para o evento e que ficará patente na Mata de Barão de São João para quem não a apreciou durante o evento.
 
Os workshops dinamizados pelos artistas parceiros acabaram por ser uma das maiores atrações do programa tendo em consideração serem temas onde não é usual existir oferta de atividades associada.
 
Segundo Hugo Pereira, vice-presidente da autarquia, «este festival é para continuar, podendo já os interessados agendar para este local, mais quatro dias de festa. A próxima edição decorrerá de 01 a 04 de Novembro de 2019 no Centro Cultural de Barão de São João».
 
A organização considera que “ficou com uma responsabilidade muito grande de apresentar para o próximo ano um programa à altura das expetativas geradas com esta primeira edição”.