Sociedade

Lançada 1ª pedra de equipamento social de 4,8 milhões na Mexilhoeira da Carregação

 
O Município de Lagoa e a IPSS ADR-CCS Quinta de S. Pedro realizaram ontem, a cerimónia do lançamento da 1ª pedra da Vila D´ADR, uma Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), localizado na Rua Pôr do Sol na Mexilhoeira da Carregação.

A obra está orçamentada em 4,8 milhões de euros, dos quais 2,6 são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e 2,1 milhões investidos pelo Município de Lagoa.
 
Em comunicado, a Câmara de Lagoa refere que a construção da Vila D'ADR "não só representa um avanço na oferta de cuidados a idosos, mas também um investimento significativo no futuro da comunidade, promovendo a coesão social e a melhoria das condições de vida". 
 
Na cerimónia o presidente da ADR, Álvaro Matos, destacou a missão e os valores da ADR na promoção do bem-estar dos idosos. Em seguida, o arquiteto Vítor Lourenço apresentou o projeto, sublinhando os detalhes técnicos e as características inovadoras da construção, que terá capacidade para 70 vagas em ERPI e 60 vagas em SAD. 
 
 
Na sua intervenção, o presidente do Município de Lagoa, Luís Encarnação, reforçou a importância deste projeto para a comunidade local. "Este é um dia tão importante para a ADR e para Lagoa. Quando nos foi colocada a possibilidade de edificar um espaço que fosse de encontro a uma das lacunas que temos identificado no concelho de Lagoa, um espaço onde os nossos pais e os nossos avós possam ficar nesta última etapa da vida, desde a primeira hora dissemos: vamos avançar, têm todo o nosso apoio. Aproveitamos o Plano de Recuperação e Resiliência para uma obra de quase 5 milhões de euros. Tenho a certeza de que esta será uma obra que irá servir as famílias lagoenses com toda a dignidade. Lagoa, como cidade educadora e inclusiva, que não deixa ninguém para trás, tem essa preocupação." 
 
A diretora de Segurança Social de Faro, Margarida Flores, que também esteve presente, destacou a relevância da infraestrutura no contexto do apoio social na região. "A Vila D'ADR será um exemplo de como a colaboração entre entidades públicas e privadas pode resultar em benefícios concretos para a população. Esta estrutura será vital para apoiar os idosos e as suas famílias, garantindo-lhes um suporte adequado e digno." 
 
O Município adianta no mesmo comunicado, que mais projetos desta natureza "estão a ser trabalhados e preparados, para dar resposta às necessidades das famílias, nomeadamente dos nossos seniores", referindo-se à Santa Casa da Misericórdia de Lagoa e ao Centro Popular de Lagoa.