Em comunicado, o Município diz que a empreitada foi adjudicada pelo valor de 4,2 milhões de euros, acrescidos de IVA, e com um prazo de execução de 540 dias.
O edifício projetado com três pisos e uma cave, com 29 fogos de tipologias T1, T2 e T3, visa dar resposta às necessidades identificadas na Estratégia Local de Habitação 2021- 2031 desenvolvida no município de Vila do Bispo.
Com uma área de implantação de 3500m2, os novos fogos habitacionais serão construídos segundo o regime de custos controlados, num acordo de colaboração entre o município de Vila do Bispo e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), ao abrigo do 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A autarquia assume que a habitação é uma prioridade, "pelo que a construção de habitação pública municipal para arrendamento apoiado vem permitir dar resposta às várias carências existentes no concelho".
A cerimónia de lançamento foi presidida por Rute Silva, presidente da Câmara de Vila do Bispo na presença do presidente da CCDR Algarve, José Apolinário. Estiveram, também, presentes a 2ª secretária da mesa da Assembleia Municipal, em representação do seu presidente, vereadoras do município, presidentes das Juntas de Freguesia e entidades convidadas, bem como, o Padre José Chula, da Paroquia de Vila do Bispo que abençoou a obra.