Economia

Lançada primeira pedra de central fotovoltaica que vai ocupar 100 hectares no Concelho de Portimão

 
A EKZ e a Smartenergy lançaram hoje, a primeira pedra da Central Fotovoltaica Morgado de Arge (Cotovio), que vão construir em Portimão, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, e da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes.

A central irá ocupar uma área de 100 hectares e terá uma capacidade de produção anual de eletricidade renovável de 90.495 MWh. A eletricidade ali produzida deverá suprir as necessidades de um total de 7.631 habitações, de acordo com tipologias de habitação e consumos médios, explica comunicado da Associação Portuguesa de Energias Renováveis.
 
Segundo a mesma fonte, o tempo estimado para a construção da central fotovoltaica é de um ano, gerando emprego, durante este período, a mais de duas centenas de trabalhadores especializados. Na fase de operação, esta central vai criar dois postos de trabalho diretos e permanentes e vários postos de trabalho indiretos para prestação de serviços.
 
A central irá albergar 110 mil módulos solares fotovoltaicos e por isso uma das grandes preocupações da empresa, em sede de projeto, foi a mitigação e minimização dos impactos na paisagem.
 
Com a entrada em funcionamento da central será evitado o equivalente a 34.026 toneladas de CO2, contribuindo desta forma para o atingir das metas estabelecidas por Portugal na Comissão Europeia.
 
A EKZ, Companhia de Eletricidade do Cantão de Zurique, fornece eletricidade economicamente eficiente, fiável e amiga do ambiente a cerca de um milhão de pessoas, o que a torna num dos maiores fornecedores de eletricidade da Suíça.
 
A Smartenergy, fundada em 2011 e com sede em Wollerau, na Suíça, é uma empresa de investimentos privada que se dedica a energias renováveis e a projetos associados.