Sociedade

Lançamento do Algarve Surf Bus em Lagos

O Município de Lagos recebeu na passada terça-feira, dia 07 de abril, o lançamento do primeiro Surf Bus em Portugal - o Algarve Surf Bus, um projeto e um produto turístico que resulta de uma parceria entre três privados - a Transol, a Amado Surf School e a We Do Tourism – Consultoria.

PUB
 
A apresentação decorreu no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, Séc. XXI e, para além dos promotores da iniciativa, contou com a presença do executivo municipal e do Presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva. 
 
Segundo o responsável da We Do Tourism, António Ferreira, "trata-se de um produto quatro em um, uma vez que acompanha a estratégia nacional para o Turismo já que tem utilizado o Surf como bandeira de promoção do país; é uma resposta inovadora na Região do Algarve, que está atenta aos novos produtos complementares, que podem contribuir para um combate à sazonalidade da região; uma infraestrutura fundamental à  concretização da promoção, colmatando a inexistência de transporte a preços mais acessíveis aos Surf Spots da região, contribuindo para um rejuvenescimento do destino Algarve que precisa, não só de consolidar a sua imagem de um destino de excelência nos produtos Sol e Praia e Golfe, mas mostrar também que está aberto, e disponível, 365 dias por ano, para receber muitos outros clientes, desde os jovens e famílias que escolhem o destino para aprender surf, com destaque para as ondas da Costa Vicentina."
 
No final da sua intervenção, António Ferreira agradeceu todo o apoio que a Região de Turismo do Algarve dispensou a este projeto desde a primeira hora, e o facto do Município de Lagos também o acolher.
 
Palavras repetidas pelo Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, que reforçou o facto da RTA ter apoiado desde logo aquele projeto, porque percebeu, no primeiro momento, “que era um projeto inovador, diferenciador e tinha a particularidade de ter conseguido uma parceria entre três empresas que souberam ter uma visão mais abrangente, ao conseguir «vender» vários produtos num só pacote”, frisando que “esse é o caminho que o turismo e a oferta da nossa região têm de tomar”. 
 
Para o responsável pelo Turismo no Algarve, “este projeto é importantíssimo para esta região, que continua a ter produtos fortes como o sol, a praia, e o golfe, mas que quer, para além de os continuar a promover e apoiar, apostar em novos produtos”, referindo a este propósito o trabalho desenvolvido na área do turismo da natureza. “A nossa principal missão é promover a região, porque queremos sempre mais e melhor turismo, e esta iniciativa encaixa-se perfeitamente nesta filosofia”, rematou Desidério Silva.
 
Para Rui Barata, responsável pela Transol, “este projeto é muito mais do que um autocarro, queremos que seja um produto para toda a família”. Para este parceiro, “este género de projetos dão nome e projeção à nossa região, e estamos a falar de um projeto cujo público-alvo queremos que seja dos 8 aos 80 anos”.
 
A terminar a sessão de apresentação, a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, disse que “realmente este desporto tem estado a crescer, e tem-se tornado um novo cluster de mercado. Também aqui em Lagos temos um clube local que se dedica a este desporto, que acarinhamos na medida dos possíveis”. Para a autarca é certo que “o nosso futuro passa pelo mar e pelas atividades que nele têm apoio. Esta é, com certeza, uma mais valia para Lagos, e para as Terras do Infante, que apoiaremos com entusiasmo, na certeza de que irá correr bem”.
 
Mais informação sobre o projeto em www.algarvesurfbus.com