Sociedade

Lançada 6ª edição do Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários APE/CM Loulé

Foi lançada a 6ª edição do Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários APE/CM Loulé, galardão que irá distinguir uma obra publicada no ano de 2020, e cujas inscrições irão decorrer durante o próximo mês de março.

PUB
Segundo a autarquia de Loulé, trata-se de uma iniciativa que nasce de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Escritores e a Câmara Municipal de Loulé que se destina a laurear anualmente uma obra em português, de autor português, publicada em livro e em primeira edição, no ano anterior ao da sua entrega, nos domínios da crónica e dos dispersos literários reunidos em volume.
 
Os candidatos deverão enviar cinco exemplares do livro publicado para a sede da APE (R. de S. Domingos à Lapa, Nº 17 – 1200-832 Lisboa), destinados aos membros do júri e à Biblioteca Municipal de Loulé. 
 
O júri terá um prazo de trinta dias para anunciar o nome do vencedor desta edição. Como já é tradição, a entrega do prémio decorrerá no Dia do Município de Loulé, que este ano se assinala a 13 de maio. No entanto, os responsáveis municipais ressalvam que a realização da sessão presencial estará dependente do evoluir da situação pandémica.
 
O prémio a atribuir ao vencedor é de 12 mil euros.
 
José Tolentino Mendonça, com “Que coisa são as nuvens”, em 2016, Rui Cardoso Martins, com “Levante-se o Réu”, em 2017, Mário Cláudio, com “A Alma Vagueante”, em 2018, Pedro Mexia, com “Lá Fora”, em 2019, e Mário de Carvalho, com “O que eu ouvi na barrica das maçãs”, em 2020, foram os vencedores deste prémio.