Sociedade

Lançada versão em inglês do livro que conta história do Geoparque Algarvensis

O Município de Albufeira e o aspirante Geoparque Algarvensis, lançaram uma versão em inglês do livro “Uma história com muitos milhões de anos – do oceano Thetys ao barrocal do Algarve.

PUB
O lançamento da versão online da edição em inglês da obra: “A History with many millions of years – From the Thetys Ocean to the Barrocal of the Algarve” realiza-se esta sexta-feira, Dia Internacional da Geodiversidade, avança a autarquia em comunicado.
 
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que “esta nova edição ajuda a internacionalizar o conhecimento a nível científico e turístico sobre o Planalto do Escarpão”.
 
Originalmente escrito em português e lançado em 2022, o livro conta a história geológica do Planalto do Escarpão – uma parte do território do aspirante Algarvensis – Loulé, Silves e Albufeira. “Trata-se de um dos 10 geossítios a integrarem a candidatura do aspirante a Geoparque Algarvensis à Rede Mundial de Geoparques da UNESCO, que põe a descoberto a história geológica da bacia do Algarve nascida há milhões de anos no Oceano Thetys, um fenómeno geológico de extrema importância em termos científicos, arqueológicos, turísticos e do desenvolvimento sustentável de populações envelhecidas do interior do território algarvio”, afirma José Carlos Rolo. “O geoturismo é uma atividade de enorme potencialidade, dando destaque à interpretação da paisagem, história, saberes, tradições, cultura e património edificado, o que ajuda a fixar as populações e apoiar a economia local”, reforçou o autarca.
 
O livro foi escrito e ilustrado por Delmina Moura e Sónia Oliveira, investigadoras do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve e contou com a colaboração na pesquisa de campo de Luís Pereira, coordenador no Município de Albufeira pela candidatura do território Algarvensis a Geoparque Mundial da UNESCO. Foram revisores científicos a professora Cristina Veiga-Pires, coordenadora científica do aspirante a Geoparque Algarvensis e o professor Nuno Pimentel, coordenador científico do aspiring Geoparque Oeste que também escreveu o prefácio.
 
O livro está disponível em inglês e português nos seguintes repositórios: em inglês – Algarvensis Geopark website e Ualg Sapientia e em português no website do Geoparque Algarvensis e Ualg Sapientia.