Em comunicado, o município de Aljezur informa que, de acordo com o deliberado na reunião de câmara de 8 de junho, foi aprovado o lançamento do concurso público para a realização de empreitada da obra de valorização e requalificação da ribeira de Aljezur, com o valor base de 249 mil euros.
A obra visa corrigir e melhorar a continuidade longitudinal e transversal do corredor ecológico, «baseando-se em critérios de salvaguarda, promoção e valorização da biodiversidade, recorrendo a soluções técnicas de engenharia natural e plantações de vegetação autóctone», lê-se no comunicado.
Segundo a mesma fonte, a criação de locais de fruição junto à linha de água, é também um dos aspetos previstos a realizar na obra.
A área de intervenção engloba terrenos e planos de água do domínio público e respetivas margens da ribeira de Aljezur, ribeira da Cerca, ribeira de Ceiceira e ribeira das Alfambras, num troço de de 5.1km.
O projeto foi alvo de financiamento do fundo ambiental, através de protocolo estabelecido entre a APA - Agência Portuguesa do Ambiente e o Município de Aljezur.
De acordo com a autarquia, esta intervenção, é a continuidade da valorização da ribeira de Aljezur, «que se pretende que possa ser usufruída e utilizada», preservando os valores ambientais de fauna e flora, possibilitando melhores condições para a visitação.