Decorre no próximo dia 15 de dezembro, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, a sessão de lançamento do Caderno de Arquivo nº 15 “A crise económica e social em Loulé nos anos trinta e quarenta do século XX: desemprego, pobreza e indigência”, de Joaquim Rodrigues.
«Soturnas foram as décadas de trinta e quarenta do século XX: Grande Depressão (crash da Bolsa de Nova Iorque, Outubro de 1929), ascensão dos autoritarismos (Fascismo, Nazismo e Estado Novo) e Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
O Concelho de Loulé não ficaria imune a todos estes eventos e desse modo, foi este o tema que foi analisado ao nível local.
Desde a evolução demográfica, a estrutura económica e financeira, qual o impacto dos dramáticos acontecimentos em Loulé, quais os sectores mais atingidos ou que movimentos sociais de contestação surgiram e que repostas dos poderes estatal e local aconteceram.
Joaquim Manuel Vieira Rodrigues é licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e professor aposentado do Ensino Secundário.
Investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, é Mestre e Doutor em História Contemporânea pela referida universidade.
Tem elaborado estudos e conferências essencialmente sobre temas relacionados com o Algarve.
Esta sessão tem entrada livre.