A docente da Universidade do Algarve, Cláudia Luísa, lança a obra de sua autoria, no próximo dia 30 no auditório do IPDJ em Faro.
A sessão de lançamento terá início pelas 18h00 e é aberta a todos os interessados.
A obra “Teorias Leigas em Pessoas Idosas”, Conhecer para Intervir, é um guia prático para educadores e cuidadores.
A obra constitui, segundo a autora, parte dos fundamentos concetuais e contextuais, bem como uma parte da análise de dados da tese de doutoramento “Teorias leigas sobre saúde e doença e conceitos relacionados em pessoas idosas”, apresentada por si na Universidade de Huelva, em 2014.
No entanto, a autora confirma que foi sua intenção partilhar com os leitores, as suas práticas, como docente, no âmbito do curso de Educação Social, e mais em concreto no acompanhamento de estágios de alunos com públicos idosos em diversas instituições de apoio formal e informal.
Com esta publicação, Cláudia Luísa, pretende igualmente partilhar a importância das teorias leigas em pessoas idosas, em alguns domínios da sua vida, servindo de reflexão sobre o trabalho social desenvolvido nesta área, que é "inesgotável".
O livro que será apresentado pela Professora Doutora Maria Leonor Borges, tem a chancela da Psicosoma, e é uma importante ferramenta de apoio à comunidade idosa fragilizada na atual sociedade.
Sobre a autora:(arquivo Figuras da Nossa Terra, Algarve Primeiro)
Cláudia Cristina Guerreiro Luísa, nasceu em Albufeira no dia 19 de Fevereiro de 1979 e é uma figura notável na nossa região, sobretudo devido ao seu percurso pessoal e profissional.
É Directora do Centro Novas Oportunidades da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, ao mesmo tempo em que exerce a actividade como docente na mesma Universidade; na Escola Superior de Educação e de Saúde.
Do seu Currículo são de destacar a frequência do Doutoramento em “ Tendencias Actuales en Psicologia: Intervención en Contextos Clínicos y de la Salud, a decorrer no Campus del Cármen, Universidade de Huelva, a Licenciatura em Psicologia Clínica, a Licenciatura em Educação e Intervenção Comunitária e uma trajectória complementar ligada a áreas tão específicas como:O Aperfeiçoamento em Dinâmicas de Grupo, Métodos e Técnicas Pedagógicas, o Curso de Mediação de Conflitos, ou a Formação Pedagógica Inicial de Formadores.
Natural e residente no Algarve, Cláudia Luísa foi monitora na Associação MAPS, no âmbito do projecto: “Equipas de Rua”, Coordenadora Técnica na Santa Casa da Misericórdia de Faro e desempenhou funções de Educadora Comunitária na Instituição Existir, (Associação para a Intervenção e Reabilitação de Populações Deficientes e Desfavorecidas em Loulé), bem como um conjunto de funções que suportam a sua experiência no tempo.
Empenhada nos estudos e na sua divulgação, as comunicações também fazem parte do seu percurso, pelo que é possível aceder a Luísa, C. (2008). A Importância da Família na Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado.
Comunicação oral apresentada no Seminário Relações Intergeracionais que teve lugar em Paderne, Luísa, C., Martins, F.,& Paul, C., (2008). Ageing well, a matter of attitude: the importance of learning among the elderly. Comunicação oral apresentada no Seminário ESREA Local and Global - Adult Learning and Community Luísa, C. (2008).Development, Wroclaw, Polónia,
O Idoso na Sociedade Actual. Comunicação Oral apresentada na Escola Secundária de São Brás de Alportel, bem como as publicações em actas de congressos internacionais.
Com os olhos postos na educação e na procura das melhores estratégias para que esta chegue a um maior número de pessoas e ás diferentes faixas etárias, Cláudia Luísa é um exemplo de dedicação à comunidade, de reconhecimento das suas competências e da transformação de mentalidades a partir do processo ensino-aprendizagem.