A Câmara Municipal de Lagoa organizou, a décima terceira edição da Mostra do Doce Conventual, com a intenção de recriar um clima fielmente representativo da vida num convento.
Atribui-se ao Convento de S. José o privilégio de ter criado o célebre bolo D. Rodrigo e assim tem sido ao longo dos anos, com a intervenção direta dos funcionários da Câmara que, vestidos a rigor com trajes de frades e freiras, fazem as delícias dos visitantes que percorrem os Claustros, as celas, a sala de exposições e espaços adjacentes ao Convento e que, este ano, foram cerca de oito mil.
Numa inauguração informal no passado dia 22 de julho, o Presidente da Câmara Municipal Francisco Martins, acompanhado pelo Presidente da Assembleia Municipal, Águas da Cruz, e restante executivo, percorreram a feira cumprimentando todos os expositores, na abertura oficial do evento, no Convento de S. José.
Este ano uma das inovações foi a montagem de um pórtico monumental, por onde os visitantes entravam e saíam, sem atropelos, ao contrário do que acontecia anteriormente, cuja entrada se fazia pela Capela.
A 13ª. Mostra do Doce Conventual, realizada entre os dias 22 e 26 de julho, ofereceu um programa de animação variado, com entrada gratuita e teve uma novidade: um conjunto de bicicletas para pedalar ao gosto de cada um, fazendo batidos com fruta do Algarve, mediante a oferta de um pequeno donativo destinado à CPCJ de Lagoa, para além da inauguração da exposição de quadros pintados com vinho pelo Centro Sénior de Lagoa, alusivos ao tema para 2015 o “Vinho e a Vinha”.
Estiveram presentes cerca de 25 expositores e, ao “serviço” do evento, entre 25 a 30 pessoas, e 13 estagiários (todos de Lagoa) alunos de Comunicação, Marketing e Publicidade.