Sociedade

“A descarga do peixe no cais de Portimão“ dá ao Museu menção honrosa nos prémios APOM

O Museu de Portimão foi distinguido ontem, a nível nacional com a menção honrosa na categoria de "Inovação e Criatividade", no âmbito dos prémios APOM - Associação Portuguesa de Museologia, pela atividade “A descarga do peixe no cais de Portimão“.

PUB
De modo a distinguir o que de melhor se faz nos museus nacionais e no contributo dos trabalhos desenvolvidos para a melhoria dos mesmos, a associação criou os Prémios APOM, em que podem participar todos os profissionais e instituições que trabalhem na área da museologia e do património português, nomeadamente museus, autarquias, instituições do ensino superior, centros de investigação, fundações e associações com esses fins, entre outros.
 
Segundo explica o município em comunicado, na edição deste ano, em que comemora a sua 25ª edição, concorreram «àquele prestigiado galardão», 208 candidaturas em 31 categorias, tendo a cerimónia de entrega de prémios sido transmitida online.
 
A menção honrosa agora atribuída ao Museu de Portimão está relacionada com a recriação histórica feita no dia 6 de agosto de 2019, que marcou a antestreia do Festival da Sardinha desse ano, ao evocar os tempos de chegada da sardinha da faina à zona ribeirinha e cais da cidade.
 
Refira-se que a APOM, criada em 1965, tem por objetivo agrupar os profissionais de museologia e instituições equiparadas a museus, segundo os critérios estabelecidos pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), bem como promover o conhecimento desta especialização profissional e dos domínios científicos e técnicos que a integram. É também propósito da Associação Portuguesa de Museologia realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.
 
De acordo com a mesmo documento, inaugurado em 2008, o Museu de Portimão já recebeu cerca de 484 mil visitantes, provenientes de todos os continentes, e foi contemplado com diversas distinções de prestigio, o que faz deste equipamento municipal um dos mais premiados no país.
 
Em pouco mais de 12 anos, este espaço cultural já recebeu os prémios “Museu Conselho da Europa 2010”, “Dasa - Mundo do Trabalho 2011” e “Turismo de Portugal” em 2009, além de uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, atribuída em 2008 pela Associação Portuguesa de Museologia, a qual voltou a distinguir o Museu de Portimão em 2015, com o “Prémio Inovação e Criatividade“.
 
Por fim, a curta-metragem de animação “À conversa com Manuel Teixeira Gomes”, desenvolvida na sua oficina educativa, também teve destaque com o troféu “Arara de Prata” atribuído em 2011 pelo júri do Tourfilm Brazil.