Contança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna que esteve presente neste momento, classificou este reforço como "bastante substancial" e qualitativo.
No caso da GNR, o distrito de Faro conta anualmente com um dispositivo com 1.270 militares que vai ser reforçado com mais 193 militares para assegurar as necessidades permanentes e pontuais durante o período estival.
O diretor de Operações da GNR, Tenente-Coronel Carlos Santos Alves, explicou que a cooperação internacional vai continuar com a Guardia Civil Espanhola e pela primeira vez com a polícia francesa.
Além da fronteira, as equipas mistas de militares da GNR e da Guardia Civil Espanhola vão partilhar Quarteira, Altura, Montegordo, Ayamonte, Isla Cristina e Lepe em unidades hoteleiras, praias e zonas de restauração.
Com este reforço, a GNR aposta na qualificação do apoio a turistas nacionais e estrangeiros e vai abrir o primeiro posto de atendimento a turistas no centro turístico de Albufeira.
No que se refere à PSP, esta força policial conta atualmente com 879 elementos no Algarve e, entre 19 de junho e 17 de setembro, vai contar com mais 29 equipas do Corpo de Intervenção da Unidade Especial da Polícia e quatro equipas de prevenção e reação imediata distribuídas entre Faro e Portimão.
A afluência turística registada em 2016 e as previsões positivas para 2017 também levaram o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a adaptar e reforçar em 50% a sua equipa no Algarve, que tem permanentemente 37 elementos.
O programa “Algarve Seguro 2017” engloba também a segurança rodoviária, tendo como principal arma a sensibilização de quem anda nas estradas da região, em particular dos motociclistas e dos ciclistas.
No reforço de verão estão também incluídos três radares que vão ser colocados na Estrada Nacional 125, dado que, esta continua a ser a estrada algarvia com maior sinistralidade.
Algarve Primeiro