Sociedade

“Ateliê de Atividades de Memória P’ra Seniores” lançado pelo Município de Faro

O Município de Faro lançou um livro de atividades lúdicas relacionadas com o concelho e cultura de Faro, elaborado pelo Gabinete de Apoio ao Idoso da autarquia.

PUB
Conforme explica comunidado da autarquia, neste novo livro de 30 páginas, intitulado “Ateliê de Atividades de Memória P’ra Seniores”, são propostas atividades de estimulação cognitiva baseadas nos monumentos e cultura de Faro, como o Arco da Vila, a Festa da Pinha ou as profissões antigas.
 
O caderno que já foi enviado, por correio, a cerca de 300 idosos, utentes do Gabinete de Apoio ao Idoso do Município, serviço público local que funciona desde outubro de 2012 e que se destina ao atendimento específico de munícipes idosos e/ou respetivos familiares residentes no concelho de Faro, recorda a história de Faro, onde o idoso é “desafiado” a responder a questões sobre as freguesias, «fundamental para um processo de envelhecimento ativo e com qualidade».
 
O Município recorda que, devido à pandemia, foi interrompido o “Programa Faro Sénior” e as várias atividades presenciais que promovia junto dos mais idosos. No entanto, o Gabinete de Apoio ao Idoso «procurou respostas alternativas para contornar o facto de nem sempre poder estar próximo fisicamente dos seus seniores e assim ajudar a resolver os problemas de cada um», sublinha no mesmo comunicado.
 
Durante o período de confinamento, foram contactados os idosos que já se tinham relacionado com os serviços em ocasiões anteriores e encaminhadas para apoio alimentar ou outros tipos de apoio todas as situações que o justificavam.
 
Foram ainda instalados equipamentos de teleassistência e atribuídas dezenas de cartões que permitem obter medicação de forma gratuita. São também acompanhados semanalmente, via telefone, os idosos mais sozinhos e foi iniciado o envio de jogos e atividades para casa destes munícipes com o objetivo de se manterem intelectualmente ativos. Com as várias iniciativas, o Gabinete de Apoio ao Idoso do Município procura combater a solidão e a estimular a promoção de uma vida com mais saúde (física e mental) entre a população mais idosa do concelho, destaca.