Sociedade

“Descodificar o genoma, compreender a sociedade” por Carolino Monteiro em Loulé

Na próxima quinta-feira, 19 de janeiro, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, decorre mais uma conferência integrada no Ciclo “Horizontes do Futuro”.

PUB
 
Carolino Monteiro vem a Loulé para apresentar o tema “Descodificar o genoma, compreender a sociedade”.
 
Carolino Monteiro nasceu em 1957 na Sobreda de Caparica, concelho de Almada. Na Universidade de Lisboa, obteve o grau de Bacharelato em 1980, a Licenciatura em Biologia “Ramo Científico” em 1981, e a Licenciatura em Biologia “Ramo Educacional” em 1983. Doutorou-se em Genética Molecular na Universidade Nova de Lisboa em 1991, após desenvolver linhas de investigação em Lisboa, Glasgow, Oxford e Londres. Em 2006, na Universidade de Lisboa, concluiu as provas de Habilitação ao Título de Agregado em Ciências Biológicas. 
 
Em 2015, após avaliação, o European Board of Medical Genetics atribuiu-lhe o Certificado de European Clinical Laboratory Geneticist. 
 
É membro dos Centros de Investigação CENCIFOR, CIMAGO e Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. 
 
No período entre 2010 e 2015, foi Conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), sob a tutela da presidência da Assembleia da República e, desde julho de 2012, é membro da Comissão de Ética para a Saúde do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP. 
 
É membro de associações cívicas e de sociedades científicas, nomeadamente a Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais (SPCN), a Human Genome Organisation (HUGO), a European Society of Human Genetics (ESHG), a Biochemical Society UK, a American Society of Human Genetics (ASHG) e a Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH), da qual foi elemento-fundador e presidente em 1999. 
 
Por convite, é membro-cooptado do Conselho-Geral do Agrupamento de Escolas Elias Garcia, na Sobreda de Caparica. 
 
Orientou trabalhos de investigação conducentes a várias dissertações de licenciatura, mestrado e doutoramento. Internacionalmente, publicou mais de trinta artigos e três capítulos em livros. Organizou várias reuniões nacionais e internacionais. 
 
Atualmente, é Professor Associado com Agregação em regime de tenure na Universidade de Lisboa (Faculdade de Farmácia).
 
Esta iniciativa tem entrada livre.
 
Algarve Primeiro