Vai ser apresentado em Porches, (Lagoa), no próximo dia 15 de novembro, no Centro Cultural D. Dinis, pelas 16 horas, o projeto “Genealogia do Algarve – Freguesia de Porches”, de Nuno Campos Inácio, que tem a intenção de divulgar a “árvore genealógica” da Freguesia.
Através deste livro pode-se saber quem foi quem em Porches entre 1591 e 1908, pelo que vem a propósito saber um pouco sobre a fundação de Porches.
Nota de imprensa da autarquia de Lagoa, salienta que Porches começou por ser um Concelho, por desanexação de Silves, nos termos de um foral de D. Dinis, datado 20 de agosto de 1286, tendo a sua sede sido elevada à condição de Vila, na mesma data. Isto passou-se há 728 anos atrás, estatuto que foi confirmado por D. Pedro. Só que, posteriormente, D. Fernando resolveu extinguir o Concelho e Porches regressou a Silves, como Freguesia.
Porém, em resultado da reforma administrativa de 1834, a Freguesia de Porches foi transferida do julgado de Silves para Lagoa.
A “Genealogia do Algarve” é um projeto regional pioneiro e de elevado valor histórico e cultural que tem o propósito de realizar o levantamento exaustivo dos registos paroquiais do município de Lagoa – neste caso, de Porches – relacionando todas as pessoas que nasceram, casaram ou faleceram naquela terra entre 1591 e 1908 e, logo que concluído, qualquer pessoa via internet poderá saber qual a sua árvore genealógica.