Sociedade

“Loule Cidade Europeia do Desporto 2015” chegou ao fim com a presença em palco dos campeões Louletanos

O Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé foi o palco no último sábado, da cerimónia que marcou o encerramento de “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”, programa desportivo que em 2015 levou Loulé ao centro dos acontecimentos desportivos europeus.

PUB
 
Neste evento a Câmara Municipal de Loulé distinguiu também os campeões nacionais e internacionais do concelho, na terceira edição da Gala do Desporto.
 
O programa “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”, reuniu 295 eventos, 2.686 horas de atividade desportiva, 50.885 participantes, 53 modalidades, 296 pessoas 130 parceiros envolvidos.
 
Um programa que, a par das modalidades tradicionais como o Futebol, Ciclismo, Atletismo, Ginástica ou Natação, deu a oportunidade, à população de Loulé de conhecer alguns desportos novos como Boccia Sénior, TRX, Bubble Football, Padel, Surf Padel, BootCamp ou Natação Sincronizada. 
 
As caminhadas, aulas de fitness e experimentação de muitas modalidades trouxeram mais pessoas para a rua e contribuiram para aumentar a prática de exercício físico, destaca nota da edilidade.
 
“Deixamos lançadas as sementes para impulsionar cada vez mais as práticas desportivas não formais, que vão muita para além dos quadros competitivos”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Vítor Aleixo, que apontou ainda “a emergência de novos estilos de vida, com vista a alcançar um novo patamar de convivência social, de ligação à natureza e de promoção para a saúde que se quer desenvolver”.
 
Nesse sentido, o autarca anunciou um projecto que vai ao encontro desse novo paradigma que se pretende para o concelho que passa por transformar Loulé numa Cidade Ciclável. Assim, no início da primavera de 2016, Loulé irá sofrerá algumas alterações na sua circulação viária e pedonal e na mobilidade de todos, de forma a implementar este projeto.
 
Já Hugo Nunes, vice-presidente e coordenador do projeto CED 2015, considerou que este foi um resultado de “quatro décadas de trabalho, dedicação e altruísmo de muitos milhares de pessoas, atletas, técincas, dirigentes, autarcas, famílias e adeptos”.
 
“Em 2016 passamos o testemunho de Cidade Europeia do Desporto ao Município de Setúbal mas não passamos o nosso compromisso com o desporto. O ano de 2015 renova e amplia o nosso comnpromisso com o desporto como factor dinamizador de intervenão social, o fortalecimento de laços comunitários e da função do desporto como afastador de barreiras, instrumento-chave na promoção da saúde e bem-estar, alavanca da economia (turismo e comércio), como meio de promoção e divulgação da riqueza natural e cultural, e como tributo à história do Concelho e bandeira afirmadora da excelência de Loulé”, considerou Hugo Nunes.
 
Depois de Guimarães (2013), Maia (2014), Loulé (2015) e Setúbal (2016), Nuno Santos anunciou, em primeira mão, que Gondomar será “Cidade Europeia do Desporto” em 2017.
 
Refira-se que os voluntários que apoiaram na organização de “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015” foram reconhecidos pelo trabalho prestado, onde o Município distingiu alguns elementos "que ajudaram a pôr de pé as iniciativas desportivas que aqui tiveram lugar".
 
No âmbito do encerramento de “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”, a Câmara Municipal de Loulé levou a cabo a terceira edição da Gala do Desporto de Loulé, uma homenagem aos atletas e clubes do concelho que se destacaram no panorama nacional e internacional nas modalidades que representam, nos anos de 2014 e 2015.
 
“Quero aqui afirmar que a atribuição destes prémios não é meramente simbólica mas pretende sobretudo ser uma chamada de atenção para a realidade e para a nossa inequívoca responsabilidade individual e coletiva de promover os ideais e o respeito pelos valores éticos do desporto”, considerou o presidente da Autarquia, Vítor Aleixo.
 
114 atletas distinguidos, 5 coletividades distinguidas, 233 títulos nacionais, 34 medalhas internacionais, 18 coletividades representadas e 23 modalidades representadas são os números desta Gala que encheu o palco do Pavilhão de estrelas nacionais e internacionais do desporto.