Sociedade

“Música Clássica para Todos” é tema de semana cultural em Loulé

Entre os dias 18 e 24 de março, Loulé apresenta uma semana temática com vários formatos dirigidos a diversos públicos.

PUB
 
Sob o mote “Música Clássica para Todos”, o Cine-Teatro Louletano dinamiza um conjunto diversificado de atividades que percorrem as dimensões formativa/educativa, socialmente inclusiva e performativa, numa colaboração estreita em rede entre aquele equipamento, o Auditório do Solar da Música Nova, o Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, as escolas EB2,3 do Concelho de Loulé e quatro projetos de inclusão social apoiados pela Autarquia louletana: “Espaço K” (Loulé), “Muda aqui” (Almancil), “Acredita em ti” (Quarteira) e “Caminhos” (Boliqueime).
 
Para o arranque do programa a organização propõe conversas performativas com o maestro Osvaldo Ferreira, as quais serão “viagens à história da música clássica numa abordagem informal, acessível e cativante, dirigidas a qualquer interessado em descobrir velhos e novos mundos musicais”.
 
Segundo a autarquia, o acesso é gratuito mediante inscrição prévia, com uma lotação limitada, e as sessões acontecem em horário pós-laboral, entre as 18h30 e as 20h30 de segunda a quarta-feira (18 a 20 de março), no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé, conferindo certificado de participação. 
 
Entre os dias 19 e 21, Osvaldo Ferreira desloca-se a diversas escolas do Concelho de Loulé para encontros informais com turmas do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos), para dar resposta ao desafio-pergunta “A música clássica em 60 minutos?”, num total de seis sessões onde dinamizará momentos musicais ao vivo e conversas descontraídas com alunos e docentes. 
 
O maestro comentará o recital de piano de Fuzjko Hemming no dia 21 de março (quinta-feira), pelas 21h30, no Auditório do Solar da Música Nova, em que desfilarão obras de Scarlatti, Chopin, Mozart, Debussy e Liszt, num espetáculo com entrada paga (5 euros por pessoa, sem descontos aplicáveis) e lotação limitada. 
 
No dia seguinte (22 de março), pelas 21h30, também no Auditório do Solar da Música Nova (igualmente com lotação limitada e um ingresso de 5 euros por pessoa, sem descontos), num dos momentos mais aguardados da semana, é apresentada uma encomenda (em modo de “carta branca”) que o Cine-Teatro Louletano fez a Osvaldo Ferreira para que criasse um concerto a pensar sobretudo nos que não têm qualquer ligação com a música clássica.
 
Este momento contará com 11 intérpretes convidados (piano, violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, guitarra e acordeão) numa viagem por diversos estilos, latitudes e estéticas musicais. 
 
Este espetáculo contará com a participação de jovens que integram os já quatro projetos de inclusão social apoiados pela Autarquia louletana, os quais irão visitar vários espaços culturais da cidade ligados à Música durante essa tarde, assistirão a um ensaio aberto ao final da tarde contactando de perto com os artistas, e depois desfrutarão do concerto à noite num ambiente descontraído e informal, de grande proximidade.  
 
Privilegiando igualmente uma dimensão formativa, no sábado (23 de março) realiza-se no Auditório do Solar da Música Nova uma masterclass sobre “Novas metodologias para o ensino das cordas/Método Suzuki: 25 anos em Portugal”, dirigida quer a docentes e alunos de Música quer a outros interessados, com lotação limitada e requerendo inscrição prévia com um custo associado por pessoa de 15 euros. 
 
O horário da formação é das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 16h00, com direito a certificado.
 
A fechar a semana, desta feita no Cine-Teatro Louletano, terá lugar a 24 de março, pelas 17h00, o concerto com a Orquestra Filarmónica Portuguesa sob a batuta do maestro convidado Tobias Gossmann. 
 
O espetáculo dirige-se a maiores de 6 anos com ingressos a 10 euros por pessoa, passando para 8 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos, com Cartão de Amigo aplicável.