No próximo dia 7 de outubro, pelas 21h30, João Afonso (sobrinho de Zeca Afonso), Luís Galrito e o coletivo Barco do Diabo apresentam no auditório da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, o espetáculo “O Sul de José Afonso”.
Conforme revela nota de imprensa da autarquia Louletana, este espetáculo junta, pela segunda vez em palco, duas vozes maiores num encontro cúmplice em torno da vida e obra de José Afonso: João Afonso (sobrinho do cantautor) e Luís Galrito.
No ano em que se assinalam 30 anos sobre o seu falecimento, e atendendo à sua forte ligação ao Algarve, este concerto (re)constrói uma geografia afetiva, simbólica e musical do percurso de José Afonso na região, dando a conhecer aspetos menos conhecidos e curiosos dessa ligação que muito influenciou a sua vida e obra, adianta a mesma nota.
O concerto evoca o seu ofício de professor, em Lagos e em Faro nos anos 60, os seus locais de convívio e inspiração musical, as memórias dos concertos clandestinos que realizou na região, as histórias que se contavam a seu respeito, as músicas e letras que produziu sobre ou inspiradas no Algarve, o período em que privou com figuras como Luíza Neto Jorge, António Barahona, António Ramos Rosa e Pité, e a sua ligação ao mar, à Ria Formosa (onde pescava e fazia longos passeios com esse círculo de amigos no mítico “Barco do Diabo”) e a Olhão, onde conheceria a sua segunda mulher, Zélia, natural da Fuzeta.
O grupo é formado por João Afonso (voz solo e guitarra), Luís Galrito (voz solo e guitarra), Rogério Pires (coros e guitarra), Paulo Machado (acordeão), João Espada (VJ) e Sónia Pereira (declamação).
O espetáculo tem a duração aproximada de 90 minutos, dirige-se a maiores de 12 anos e tem um custo associado por pessoa de 5 euros, sem descontos aplicáveis.
Este evento é organizado pelo Cine-Teatro Louletano, integrando a sua programação regular numa lógica de descentralização cultural, contando com o apoio da Fundação Manuel Viegas Guerreiro.