Terá lugar no próximo dia 19 de fevereiro, pelas 15h00, a sessão: “Os médicos cristãos-novos de Loulé nos séculos XVII e XVIII”.
Segundo informa a autarquia, a iniciativa vai acontecer no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães e enquadra-se no ciclo de conferências “LOULÉ na linha do tempo”. A convidada é Florbela Veiga Frade e a entrada é livre.
Sobre a conferência, o Município revela em nota de imprensa, que Loulé, à semelhança de outras localidades portuguesas nos séculos XVII e XVIII, beneficiou de cuidados médicos garantidos por médicos e cirurgiões. Muitas dúvidas se lançam sobre a qualidade da sua formação que era, contudo, escrutinada e avaliada a nível nacional.
A arte de curar era prerrogativa de cristãos-velhos, no entanto, inúmeros casos se conhecem de médicos cristãos-novos que desafiavam a limitação ao seu desempenho em Portugal. Os médicos cristãos-novos de Loulé também foram, por isso, alvo de processos inquisitoriais. Ficaram sem poder exercer a sua profissão de eleição, sem bens e com as famílias desfeitas devido às consequências da prisão.
A conferencista, Florbela Veiga Frade, é doutora em História Moderna e investigadora especialista em História dos judeus e cristãos-novos portugueses.