A associação de apoio ao cidadão com deficiência celebrou a segunda edição do Protocolo de Cooperação com a Câmara Municipal de Albufeira, e foi convidada a visitar um espaço no concelho acessível, a fim de puder abrir uma delegação.
“Irá ser uma grande mais-valia para a associação ficarmos com uma delegação em Albufeira. Iremos contratar um cidadão com deficiência, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a partir do Contrato Emprego-Inserção”, comentou António Barreto, presidente da direção.
Em 2016, António Barreto conta que “iremos desenvolver um levantamento na área das acessibilidades, palestras, ações sobre o desporto adaptado, com a organização de um torneio ibérico, de basquete em cadeira de rodas, convidando equipas de Espanha, e trabalharemos no âmbito dos produtos de apoio.”
O presidente desta associação acrescentou que “entretanto fomos convidados pela Câmara Municipal de Albufeira para um outro projeto. Projeto esse que está em desenvolvimento, e que se vier a concretizar irá ser o segundo a nível da Europa. E esperemos que sim”.
A Associação, Social, Cultural e Desportiva “Os Trovões” tem outros protocolos celebrados, nomeadamente com a Junta de Freguesia de Alcochete, onde realizam atendimentos uma vez por mês, a Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia de Pinhal Novo, que cede mensalmente o mini auditório para reuniões da direção, e “já temos mais propostas para protocolos apresentados a vários concelhos, a nível nacional, uma vez que fazemos este trabalho em todo o país, estamos já com uma boa expansão, por exemplo, Santarém, Almeirim, Sines, Leiria”.
"Os Trovões" é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada em 2007, que visa melhorar a integração de pessoas com deficiência, idosos, jovens e crianças na sociedade.
Os objetivos gerais passam por intervir na área da deficiência, na área da 3ª idade e dos jovens e crianças, agindo junto de entidades oficiais e particulares, visando o apoio aos referidos cidadãos.