Sociedade

“Prémio Cinco Estrelas Regiões” distingue Algarve com 8 ícones de referência nacional

A Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL, recebeu, em nome da região, o “Prémio Cinco Estrelas Regiões”. A apresentação dos vencedores da edição 2021 decorreu ontem e contou com a presença do Vice-presidente da AMAL, Osvaldo Gonçalves.

PUB
Segundo refere comunicado da AMAL, o “Prémio Cinco Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa que conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as 5 principais variáveis que influenciam a decisão dos consumidores.
 
Através de um estudo de mercado, é dada voz às populações para que possam identificar o que de melhor existe no país. Através de um inquérito nacional, com nomeações diretas pela população, são reconhecidos os ícones nacionais mais relevantes para os portugueses, ao nível de elementos culturais, recursos naturais, monumentos e património, aldeia/vilas e cidades, gastronomia e produtos naturais e típicos do país. Por outro lado, as empresas podem candidatar as suas marcas, produtos e serviços, submetendo-os a uma avaliação através de uma metodologia completa e rigorosa, acrescenta o mesmo documento.
 
Na região do Algarve, e para 2021, foram considerados pelos consumidores portugueses como merecedores Cinco Estrelas, 8 ícones de referência nacional. O Algarve foi distinguido pelos seus visitantes nas seguintes categorias:
 
- Produtos Tradicionais Portugueses: Laranja do Algarve
- Aldeias e Vilas: Cachopo
- Cozinha tradicional Portuguesa: Cataplana Algarvia
- Artesanato - Empreita de palma
- Monumentos Nacionais: Igreja do Carmo e Capela do Osoos - Faro
- Reservas/Paisagens/Barragens: Parque Natural da Ria Formosa
- Praias: Praia da Marinha - Lagoa
- Serras: Serra de Monchique
 
Para além destes ícones, foram igualmente premiadas cinco empresas/empreendimentos do Algarve. Devido ao contexto pandémico, o evento decorreu via streaming na página Facebook do Prémio Cinco Estrelas, tendo sido apresentado por José Figueiras.