No próximo sábado, 14 de novembro, pelas 21H00, O Pólo Museológico de Alte recebe mais uma sessão da iniciativa “Serão com as gentes de Alte”, que desta vez irá recordar José Pereira, considerado como o inventor de um dos mais marcantes passos do corridinho.
José Joaquim dos Reis Pereira nasceu a 13 de novembro de 1930. Filho de Armando Pereira e de Gertrudes dos Reis, era natural de Alte, onde residia.
Homem popular na sua terra, alegre e bem disposto, fez de tudo um pouco: foi tocador de pífaro, por vezes cantava e tocava bateria juntamente com os acordeonistas no Restaurante da Fonte Grande, foi Sacristão, pintor e caiador, vendia e arranjava rádios e televisões, animou muitos casamentos e bailes, foi distribuidor de correio, proprietário de um café, jogou futebol e foi funcionário da Câmara Municipal de Loulé, estando encarregado de cobrar a água, entre muitas outras coisas.
No entanto, destacou-se como dançarino no Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, sendo considerado como o “inventor” de um dos passos de dança fundamentais no corridinho.
Esta iniciativa tem entrada livre.