Política

Legislativas: Bloco quer apoios para promover a agricultura sustentável e defender os pequenos produtores

 
José Gusmão defendeu esta tarde em Aljezur que a política de apoios à agricultura tem de ser usada para promover os modelos de produção agrícola assentes numa relação responsável com os recursos naturais.

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo Algarve, nas próximas eleições legislativas, afirmou que a diversidade das culturas, incluindo entre a culturas de sequeiro e regadio tem de ser recompensada. José Gusmão lembrou ainda que muitas das pequenas explorações têm grande vantagens para biodiversidade e para a soberania alimentar.
 
O Bloco de Esquerda escreve em nota enviada à comunicação social, ter visitado a exploração da empresa Alcagoita, que se situa fora do perímetro de rega e que pratica uma agricultura com pouco uso de água e com diferentes culturas, entre as quais o feijão carito, a batata doce e o amendoim, que a empresa também transforma em manteiga de amendoim. Para o candidato do Bloco de Esquerda, «é incompreensível que os apoios continuem a ser orientados para as grandes monoculturas, incluindo as super-intensivas, que estão a colocar uma pressão insuportável sobre os recursos aquíferos, em vez de apoiar as explorações que mantêm uma relação harmoniosa com os recursos da região».
 
Falou ainda do facto de a vocação exportadora continuar a ser critério para a atribuição de subsídios. Para o candidato, «num momento em que cada vez mais países apostam na soberania alimentar, tendência que se reforçou com a pandemia, o nosso país continua a favorecer a produção massificada para fora e a importação de produtos de baixa qualidade e com elevada pegada ecológica, em vez da valorização da produção nacional através de circuitos curtos de distribuição». A este propósito, acrescentou que «as entidades públicas deveriam dar o exemplo», abastecendo-se localmente e apoiando os produtores com infraestruturas para a venda direta e apoios à distribuição.
 
Ainda sobre a questão da água, o Bloco de Esquerda sublinhou a falta de investimento nos circuitos de rega «que leva à situação absurda que se arrasta há meio século no Terminal de Rogil, em que água do perímetro do Mira é deitada diretamente ao mar». Situação que o partido diz ter sido várias vezes denunciada, pelo deputado do BE, João Vasconcelos.
 
O responsável da Alcagoita confidenciou ao candidato do Bloco, a necessidade de aumentar o limiar de isenção de Iva, tendo em conta as baixas margens de exploração que estão associadas à pequena agricultura. O produtor afirmou que a falta de apoios e de acesso à água está a atirar pequenos produtores para fora da agricultura, com as consequências económicas, sociais e ambientais que resultam de uma concentração ainda maior na grande monocultura.