Política

Legislativas: Candidato do Bloco visitou bombeiros de Monchique e ouviu a Associação dos Lesados do incêndio de 2018

Foto|D.R (BE)
Foto|D.R (BE)  
José Gusmão reuniu com os bombeiros de Monchique e com a Associação dos Lesados do incêndio de Monchique 2018 (ALIM 2018).

O candidato do Bloco de Esquerda pelo Algarve nas próximas eleições legislativas, disse que no ano em que os incêndios ocorreram, as autoridades prometeram apoios e reparações às populações de Monchique, "mas quando o assunto desapareceu das televisões, a esmagadora maioria das famílias nunca chegaram a receber qualquer apoio".
 
Ao candidato, os lesados recordaram que os incêndios têm uma forte responsabilidade pública, devido à ausência de uma política de ordenamento do território e de uma política para a floresta. "Alguns desses problemas foram atacados pela reforma da política florestal, mas está quase tudo por fazer. Em todo o caso, as medidas aprovadas entretanto não substituem as reparações devidas e várias vezes prometidas a populações como a de Alferce, que tiveram perdas inestimáveis", registou José Gusmão, que deixou ainda o compromisso, "de não esquecer os apoios que foram prometidos e de confrontar a tutela com as obrigações que contraiu perante as vítimas destes incêndios".
 
A delegação do Bloco de Esquerda reuniu também com os Bombeiros de Monchique, no sentido de ouvir as necessidades deste quartel, que "presta serviços à comunidade com condições difíceis do ponto de vista dos acessos, da dispersão populacional e do envelhecimento da população e tem limitações ao nível do apoio financeiro, dos profissionais, nomeadamente no domínio da resposta imediata e do ponto de vista das instalações disponíveis". O Bloco fala da necessidade de apoiar estes quartéis, "que cumprem uma missão pública, sem os apoios adequados, tendo de encontrar soluções no plano local e resolver problemas graças ao voluntariado".