Os candidatos do PS à Assembleia da República visitaram esta segunda-feira vários equipamentos de saúde no barlavento do Algarve iniciando um conjunto de iniciativas que visam apresentar ao longo da semana os compromissos dos socialistas para a área da saúde.
Segundo o partido, a saúde será a primeira prioridade dos sete compromissos que assume com a região para a próxima legislatura.
A primeira visita ocorreu no Centro de Saúde de Silves, onde decorrem obras de requalificação e onde está previsto, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, um investimento na ordem de um milhão de euros com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta daquela unidade de saúde, instalando inclusive meios complementares de diagnóstico permitindo evitar a deslocação dos utentes de imediato para as unidades hospitalares da região.
Para os candidatos socialistas: "teremos nos próximos seis anos a oportunidade de reforçar e modernizar a nossa rede de cuidados de saúde de proximidade. Ao todo nos próximos seis anos deverão ser investidos no Algarve cerca de 40 milhões de euros em obras e equipamentos para os centros de saúde do Algarve.
Jamila Madeira, cabeça de lista do PS pelo Algarve, considera que o investimento em respostas de saúde de qualidade nas zonas de residência e próximas das pessoas é a melhor forma de defender o SNS e salvaguardar a capacidade das respostas dos hospitais da região, incluindo o futuro Hospital Central Universitário do Algarve.
Depois da visita ao Centro de Saúde de Silves os candidatos do Partido Socialista visitaram o Centro de Vacinação de Lagoa, terminado com uma reunião de trabalho no Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, polo de Portimão onde a Administração anunciou o reforço da pediatria e obstétrica de Portimão com a contratação de 4 especialistas (3 pediatras e 1 obstetra).