“Leituras em viagem” é o novo projeto que começou a ser implementado durante este mês de outubro nos Jardins de Infância da rede pública do concelho de Lagoa, por iniciativa da Câmara Municipal.
Em nota de imprensa, o Município diz que o «desafio consiste na dinamização de sessões de leitura a cargo das professoras bibliotecárias que fazem a distribuição rotativa mensal de cerca de 400 livros direcionados para o nível etário das crianças que frequentam as salas do pré-escolar». “Leituras em viagem” incluem ainda várias oficinas de formação no âmbito da promoção do livro e da literacia emergente.
Deste modo, centenas de livros infantis circulam em malas e ficam na sala do jardim de Infância durante cerca um mês, altura em que são renovados. Destinam-se a serem lidos e explorados conjuntamente com o/a educador/a e emprestados para levar para casa.
Capacitar os vários educadores envolvidos para criar experiências sociais, emocionais e linguísticas enriquecedoras em torno do livro e da leitura, por um lado, motivar e melhorar os hábitos de leitura nas crianças desde a primeira infância, por outro lado, são objetivos destes programas, destaca a autarquia.