Alcoutim

Leonel Pereira

Foto|D.R
Foto|D.R  
O congresso anual do Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas, que aconteceu em Dijon, atribuiu em outubro de 2022, a Leonel Pereira, responsável pelo restaurante Check In, em Faro, o prémio de “Chef Europeu 2022”.

O evento que tem como missão promover a gastronomia de qualidade na União Europeia, representa as confrarias de sete países (Espanha, França, Itália, Grécia, Hungria, Bélgica e Portugal).
 
Leonel Pereira nasceu em Pessegueiro, Freguesia de Martinlongo, no concelho de Alcoutim e cumpriu o serviço militar nos Fuzileiros entre 90/91.
 
Tem uma carreira de 30 anos, distinguida com as mais altas condecorações. Graduado pelas escolas (Lenötre, Alain Ducasse, Culinary Institut of América), foi Chef executivo em hotéis como o Sheraton, o Meridian, o Orient-Express, o Pestana, as Pousadas de Portugal.
 
Desde 2014 tem conciliado a cozinha com o "CCMAR" - Centro de Ciências do Mar - da Universidade do Algarve, onde tem participado em vários projetos como investigador. No Brasil (2001/2004) abriu todas as áreas de restauração dos hotéis do Grupo Pestana, onde chegou a ser distinguido pelo Guia 4 Rodas no seu Restaurante "Cais da Ribeira" com 1 Estrela e no mesmo ano recebeu o mais alto galardão naquele país "Chefe Revelação Brasil".
 
Já no Sheraton Lisboa & Spa (2007/2011) com o projeto do restaurante "Panorama" recebeu por 3 vezes o prémio de Chef e Restaurante do ano.
 
Desde março de 2013 abraçou o projeto do Restaurante São Gabriel, em Almancil, fez uma verdadeira revolução do que é para ele a evolução dos sabores locais.
 
Em 2014 é distinguido com a sua primeira Estrela Michelin. Já em 2015 é novamente distinguido com o prêmio de Chef do Ano e o São Gabriel com o Garfo de Platina (distinção máxima pelo mesmo guia).
 
Em 2016 volta a ser distinguido com 3 soles do famoso guia REPSOL. 2017/2018/2019 Garfo de Platina no guia BCBM e mantém a Estrela  Michelin até 2020 data que decidiu encerrar o São Gabriel.
 
No início de 2020 abriu o seu "Checkin-Faro by Leonel Pereira" e no final do mesmo ano foi reconhecido com um "Bib Gourmand" pelo Guia Michelin. Dois anos depois, chegou o reconhecimento como “Chef Europeu 2022”.
 
(+) Alcoutim

Joana Ramos

Osvaldo Gonçalves

Luís Conceição

Francisco Amaral