Sociedade

Lídia Jorge premiada com o Grande Prémio de Literatura Crónica e Dispersos Literários C.M. de Loulé/APE

 
Um júri constituído por Carina Infante do Carmo, José Carlos Seabra Pereira e José Viale Moutinho decidiu, por unanimidade, atribuir o Grande Prémio de Literatura Crónica e Dispersos Literários C.M. de Loulé/Associação Portuguesa Escritores ao livro "Em Todos os Sentidos", de Lídia Jorge (D. Quixote).

Segundo revelou esta manhã, a Associação Portuguesa Escritores, na acta pode ler-se: «Em Todos os Sentidos, de Lídia Jorge, mereceu o voto do júri por se tratar de um livro de mestria cronistica. Do conjunto de textos resulta uma obra bem afeiçoada e nela se evidenciam: a brevidade impressionista suscitada pela ocasião, pela actualidade que ganha fôlego reflexivo; uma arte bem temperada na composição e intencionalidade da crónica; e o poder de sugestão, inferência e alusão da escrita com laivos ficcionais e poéticos».
 
O Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, destina-se a galardoar anualmente uma obra em português, de autor português, publicada em livro e em primeira edição em Portugal, no ano de 2020. Na presente edição, o valor monetário deste galardão para o autor distinguido é de 12 mil euros.
 
A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no próximo dia 15 de maio, às 10h30 no Auditório da Assembleia Municipal de Loulé.
 
O Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários distinguiu já os autores José Tolentino Mendonça, Rui Cardoso Martins, Mário Cláudio, Pedro Mexia e Mário Cláudio.