Desporto

Liga Zon Sagres:Olhanense perde com o Belenenses

Um «bis» de Miguel Rosa permitiu hoje ao Belenenses vencer o Olhanense, por 2-0, em jogo da 7.ª jornada da Liga Zon Sagres de futebol, e conquistar o segundo triunfo na prova, que retirou os "azuis" da zona de despromoção.

PUB
 
Os dois tentos do médio, aos 11 e 67 minutos, coroaram uma boa exibição dos lisboetas, que nunca sentiram sérias dificuldades frente a um Olhanense que precisa de melhorar, caso queira manter-se entre os "grandes" do futebol nacional. 
 
Depois do "saboroso" empate alcançado frente ao Benfica, os "azuis" apresentaram-se na tarde de hoje com apenas duas alterações no "onze", que registou as entradas de Miguel Rosa e Tiago Caeiro, para os lugares de Tiago Silva e Fábio Sturgeon. 
 
Por seu lado, o técnico dos algarvios, Abel Xavier, também operou duas "mexidas" relativamente à derrota caseira com o Estoril, chamando Ricardo Ferreira e Lucas à equipa titular, em detrimento de Vítor Bastos e Vojtus. 
 
À semelhança do que sucedeu no fim de semana passado, na Luz - ainda que ressalvando as devidas proporções em matéria de "forças" - foi possível ver um Belenenses personalizado e que parece estar decidido a largar os últimos lugares da tabela. 
 
Essa foi imagem transmitida desde o apito inicial, com um claro domínio sobre um adversário pouco expedito nas saídas de bola e sem agressividade na recuperação da mesma, o que ia permitindo um normal à vontade do meio-campo "azul". 
 
Ainda assim, seria de bola parada que o Belenenses viria a inaugurar o marcador, num livre direto de Miguel Rosa, que contou com a "ajuda" do ex-internacional português Ricardo, claramente mal batido no remate do médio belenense. 
 
O desenrolar do primeiro tempo viria a proporcionar oportunidade de "ouro" para o Belenenses dilatar a vantagem, mas João Pedro, talvez deslumbrado pelo espaço concedido, não teve o discernimento necessário para bater Ricardo. 
 
O aproximar do intervalo levou os "azuis" a baixarem o ritmo, mas após o reatamento surgiria nova ocasião, apenas evitada por Ricardo, que se redimiu da má abordagem no golo inaugural e anulou as intenções de João Pedro. 
 
Contudo, a expulsão de Oumar Diakhité, perto da hora de jogo, facilitou ainda mais a tarefa dos "azuis", que dilataram a vantagem, novamente por Miguel Rosa, o protagonista final de uma excelente jogada coletiva, que "destruiu" por completo a defensiva adversária e que permitiu ao médio apontar o seu terceiro tento na Liga. 
 
Com os três pontos na "mão", os "azuis" acabaram por ver João Meira ser expulso, mas nem isso lhes retirou capacidade, num jogo que confirmou as dificuldades que o Olhanense sente quando se desloca ao Restelo, já que nunca venceu em qualquer das 17 visitas, tendo somado hoje a 15.ª derrota neste duelo particular. 
 
O treinador do Olhanense, Abel Xavier, viu “um jogo muito competitivo”, reconhecendo as dificuldades algarvias em interpretar a estratégia delineada. 
 
“Definimos uma estratégia contra uma equipa que tem os mesmos objetivos do Olhanense, mas tivemos algumas dificuldades em interpretar essa estratégia e depois cometemos um erro no primeiro golo, que marca a dinâmica e os processos do próprio jogo. Mesmo assim, tivemos atitude, fizemos alterações, melhorámos, mas depois tivemos a expulsão”, sustentou. 
 
“São incidentes a mais, que, enquanto treinador, vou tentar corrigir nos treinos. Não fazendo uma exibição contundente, e com algum demérito nosso, o Belenenses acaba por conquistar os três pontos”, assinalou. 
 
Abel Xavier confessou “um treinador muito realista perante o caminho a perseguir, que não será fácil”. “Mas não será fácil para mais dez equipas. Temos de lutar com todos os adversários diretos e melhor do que o fizemos hoje”, finalizou. 
 
Algarve Primeiro:Lusa