O Farense sofreu hoje a quinta derrota consecutiva fora, ao perder, por 3-0, na deslocação ao terreno do Sp. Braga B, em jogo da 29.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, com os golos da equipa minhota a surgirem apenas no quarto de hora final.
Os tentos de Nuno Valente (76 minutos), Diogo Ribeiro (83) e Erivaldo (90+1) permitiram aos bracarenses subir cinco posições, para o 13.º posto, com os mesmos 38 pontos do Farense, que está um lugar acima na tabela.
A equipa minhota, jogando no sistema tático habitual (4-3-3), deparou-se com um Farense com três centrais e um meio-campo muito povoado que concedeu pouco espaço e muito dificultou as ações ofensivas do Sp. Braga B.
Com a iniciativa de jogo a pertencer-lhe por completo, a formação bracarense acentuou o domínio sobre os algarvios, a partir do minuto 20, e desperdiçou duas boas ocasiões para se adiantar no «marcador».
Diogo Ribeiro, aos 34 minutos, rematou contra Ivo Gonçalves, quando estava já na pequena área adversária, e, cinco minutos depois, Chidi isolou Erivaldo, que proporcionou nova defesa ao guardião algarvio.
Após o intervalo, Jorge Paixão trocou Hugo Luz e Neca por João Reis e Clemente para atribuir maior pendor ofensivo ao Farense, que se mostrou mais capaz de construir lances e reter a bola, embora a turma bracarense tenha continuado a dominar.
Os algarvios anularam, gradualmente, a iniciativa apresentada pelos bracarenses na primeira parte, mas a equipa da casa acabou por chegar ao golo, num remate de longe de Nuno Valente que embateu em Lameirão e traiu Ivo Gonçalves (76 minutos).
O tento fez ruir a estratégia de Jorge Paixão e a turma de José Alberto Costa fez ainda mais dois golos, por Diogo Ribeiro (83 minutos), que se isolou na sequência de uma falha de Lameirão – expulso aos 88 minutos –, e por Erivaldo, aos 90+1.