O Portimonense e o Penafiel, dois dos principais candidatos à subida, empataram hoje sem golos em casa do segundo, num encontro com três expulsões, duas delas para os algarvios, relativo à 30.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol.
Com este resultado, o Penafiel ficou a dois pontos de Moreirense e FC Porto B, que partilham o 1.º lugar, enquanto a formação de Portimão está dois pontos abaixo.
O jogo já se esperava equilibrado e, ao final dos primeiros minutos essa teoria confirmou-se. Os rivais, separados por apenas dois pontos, estavam conscientes de que uma derrota poderia comprometer as aspirações em manter-se nos lugares cimeiros da tabela e tudo fizeram para chegar ao golo.
A chegar aos 10 minutos, o Penafiel foi a primeira equipa a criar perigo, com Guedes a atirar ao lado. O avançado penafidelense, após uma assistência de Romeu Ribeiro, tirou o guarda-redes Ricardo Ferreira da frente, mas atirou ao lado.
A primeira parte foi marcada por grande equilíbrio, com o Portimonense a ter a melhor ocasião, quando Dyego Sousa falhou uma grande penalidade.
Kanazaki, dentro da grande área, tenta passar pelo guardião Coelho e, na confusão, um defesa do Penafiel travou a bola com a mão. O árbitro assinalou a grande penalidade, mas Dyego Sousa não aproveitou a oportunidade, atirando para a defesa de Coelho.
No segundo tempo, o encontro tornou-se mais duro, acabando mesmo a equipa algarvia por ficar reduzida a nove, após expulsões de Mica (por acumulação de amarelos) e Diogo Melo (viu cartão vermelho direto, poucos minutos após ter entrado em jogo).
Apesar disso, o Penafiel, que também viu um jogador da sua equipa - João Pedro - ser expulso já em tempo de descontos, não conseguiu aproveitar essa vantagem para chegar ao golo.
O «nulo» acabou por ser o resultado mais justo, num encontro que se revelou muito tenso.