Coordenado por Pedro Esteves e Vasco Ribeiro, o livro reúne capítulos de especialistas em áreas como a educação, a escrita, a comunicação, o turismo e o empreendedorismo, que ilustram como cada um usa as ferramentas de Inteligência Artificial Generativa no seu contexto profissional, regista nota enviada ao Algarve Primeiro.
Ao longo de 180 páginas, a obra apresenta exemplos de utilização de tecnologias como o ChatGPT, explicados numa linguagem acessível e sem serem necessários conhecimentos técnicos prévios. O foco está na forma como cada profissional usa estas ferramentas, com sentido crítico e controlo sobre o trabalho obtido.
“O leitor não precisa de ser técnico informático. Precisa apenas de perceber como pode usar estas ferramentas, como o ChatGPT, no seu trabalho. Cada profissional que está no livro domina a sua área de trabalho, e mostra-nos como usa os prompts e faz as tais instruções de que tanto se fala.”, refere Pedro Esteves.

A apresentação da obra contará com os autores e inclui debate “IA: Adaptar-se ou ficar para trás”.
A sessão de abertura acontece pelas 11h00 com Pedro Moreira, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, Sandra Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão.
Segue-se a apresentação do livro por Pedro Esteves, coordenador da obra.
Pelas 11h20, está previsto um debate “IA: Adaptar-se ou ficar para trás” com moderação de Rui Rosa, dos Territórios Criativos.
O livro “IA como Copiloto” é uma obra que conta com contributos de vários profissionais portugueses que partilham, em primeira mão, como usam a Inteligência Artificial no seu dia-a-dia de trabalho.
Mais informações sobre o livro em: https://www.iacomocopiloto.pt