A iniciativa dá continuidade à programação das comemorações do 195º aniversário do nascimento do poeta João de Deus, promovidas pelo Município de Silves.
A obra, que irá integrar a coleção "No Panteão Nacional", presta homenagem a muitos dos ilustres portugueses que se encontram ali sepultados, sendo uma iniciativa da Imprensa Nacional Casa da Moeda e do Panteão Nacional que, neste caso, associou o Município de Silves para enaltecer João de Deus, regista nota enviada ao Algarve Primeiro.
O livro, bilingue, num formato reduzido e de conteúdo sintético, é "um retrato vivo do incontornável poeta e pedagogo Messinense", o único algarvio que até hoje teve honras de Panteão, regista a nota.
Segundo a autarquia, com mais esta obra sobre o "poeta do amor", pretende-se enaltecer "um homem com uma visão para além do seu tempo, criador de uma excecional obra lírica e de um método inovador de leitura e de escrita, materializado na célebre Cartilha Maternal, que retirou do analfabetismo centenas de milhares de crianças e adultos, tendo sido extensivamente aplicado nas escolas portuguesas por quase meio século", conclui.