Em nota de imprensa, a Universidade do Algarve faz saber que, o livro: “40 Anos do SNS" da autoria de Maria Elisa Domingues, será apresentado por Adalberto Fernandes, antigo ministro da Saúde, no dia 20 de fevereiro, às 18h30, no Anfiteatro Teresa Gamito (edifício 1), no Campus de Gambelas.
O livro, constituído por 11 capítulos, debruça-se sobre variados temas relacionados com a história do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tais como os seus precursores, a saúde materno-infantil, cuidados de saúde primários e hospitalares, saúde mental, envelhecimento e saúde, entre outros. Conta, ainda, com textos de diversas personalidades, nomeadamente do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, e dos bastonários das várias ordens profissionais da área da Saúde.
A mesma nota evidencia ainda que, Maria Elisa Domingues nasceu em Lisboa, em 1950. Fez o liceu no D. Filipa de Lencastre, estudou dois anos na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, frequentou o Curso de Teatro do Conservatório Nacional. Foi fundadora do grupo de Teatro «A Comuna».
Entrou para a RTP, em 1973, por concurso público, estudou jornalismo numa das mais prestigiadas escolas francesas, o Centre de Formation des Journalistes, em Paris, e desde então desenvolveu uma longa carreira, como jornalista de televisão: apresentou o Telejornal, concebeu e apresentou centenas de programas de informação, pelos quais recebeu diversos prémios. Entre 2009 e 2011, coordenou e apresentou o programa semanal Serviço de Saúde, da RTP1.
Foi, por duas vezes, diretora de programas da RTP e a primeira diretora de programas da SIC.
Foi assessora para a comunicação social da primeira-ministra Maria de Lurdes Pintasilgo, Conselheira de Imprensa da Embaixada de Portugal em Madrid (1986-1988) e Conselheira Cultural da Embaixada de Portugal em Londres (2004-2006). Foi deputada à Assembleia da República de 2002 a 2004. Fundou e dirigiu o Serviço de Comunicação da Fundação Calouste Gulbenkian (1995-1998).
Lançou a revista Marie Claire e é colaboradora regular da imprensa escrita, tendo publicado centenas de crónicas, reportagens, entrevistas, nomeadamente no Diário de Notícias, Público, Expresso, Visão, Elle, Vogue, Máxima. Publicou anteriormente «Viver com Fibromialgia», em coautoria com Jaime Branco (2008); «Amar e Cuidar: A Minha Viagem pelo Mundo do Cancro» (2012), e «Confissões de Uma Mulher Madura», (2015).