Cultura

Loulé “a postos” para assinalar os 50 anos do 25 de Abril de 74

 
No próximo dia 24, pelas 21h00, o Cineteatro Louletano dá o mote para as comemorações do 25 de Abril.

“A Noite Decisiva” marca o arranque de um ano de comemorações em Loulé. Trata-se de uma sessão construída em torno do romance de Lídia Jorge, “Os Memoráveis” – livro aclamado pela crítica como o grande romance sobre o 25 de Abril que fará uma revisitação desse período com António Laginha, arquiteto e bailarino, José Mendes Bota, antigo presidente da autarquia, e Manuel Costa Guerreiro, médico psiquiatra, que no dia 25 de abril de 1974, fizeram gravações nas emissões do Rádio Clube Português.
 
O programa prossegue com “Vidas Surpreendidas, Lá Fora”. A palavra será dada a militares que estavam em comissão de serviço nas antigas colónias quando foram surpreendidos pela revolução.
 
“O Romance como Memória” será o tema da conferência de Carlos Reis, professor catedrático da Universidade de Coimbra, que vai falar sobre o significado e a importância da memória na obra de Lídia Jorge. No fim da conferência a autora, agraciada recentemente com o prémio Médicis Étranger pelo seu romance ”Misericórdia”, fará uma breve intervenção.
 
Abre a sessão o presidente da Comissão Concelhia das Comemorações para os 50 anos do 25 de Abril, Carlos Albino e Vítor Aleixo, presidente do município de Loulé fará o encerramento, revela nota da autarquia.
 
Também vai marcar presença o Quarteto Sul Arte, composto por músicos da Orquestra do Algarve, com “Grândola Vila Morena”.