Ambiente

Loulé assinala Dia Europeu sem Carros com Parking Day

 
O Dia Europeu sem Carros assinala-se esta quinta-feira, 22 de setembro, sendo o culminar da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre desde o passado dia 16.

O município de Loulé tem dado, nos últimos anos, atenção a esta efeméride que promove uma mobilidade mais sustentável. Este ano, o Parking Day regressa ao centro da cidade para mostrar aos cidadãos a importância desta matéria.
 
Neste dia, a Praça da República, artéria que se estende entre o Largo Bernardo Lopes e o Largo Gago Coutinho, vai estar encerrada ao trânsito automóvel, das 15h00 às 23h00, promovendo a autarquia de Loulé nesse horário, um programa de animação e sensibilização no local.
 
Pelas 19h00, está prevista uma atuação de Hip-Pop apresentada pelo grupo Urban Xpression. À mesma hora, decorrerá uma aula fitness gratuita, aberta ao público em geral, promovida pelo Ginásio MOOV. Já pelas 20h00, inicia-se a Caminhada Metrominuto, que contará com um percurso de cerca de 7 km pela cidade. As inscrições poderão ser realizadas no local, a partir das 19h30. 
 
A GNR volta a marcar presença neste Parking Day, ao longo de todo o horário da iniciativa, com a sua pista de prevenção rodoviária, com vista a sensibilizar os mais novos para a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas.
 
O evento contará ainda com horários alargados para o comércio local, rastreios de saúde promovidos pelo Hospital de Loulé, a projeção de Filmes 360º sobre alterações climáticas e a participação de expositores dedicados a esta matéria e animação de rua.
 
Sobre esta temática, a autarquia recorda que Praça da República, em Loulé, passou a encerrar ao trânsito automóvel durante os fins de semana, desde sexta-feira, dia 2 de setembro, uma medida que visa melhorar o espaço público, a mobilidade suave e promover o comércio local. 
 
Refira-se que a Câmara de Loulé, aprovou a isenção do pagamento dos transportes urbanos do concelho. Assim, os circuitos geridos pela empresa municipal LC Global em Loulé, Quarteira, Vilamoura e Almancil, bem como a ligação entre estas localidades e a estação de caminho-de-ferro de Loulé/Praia de Quarteira, são de utilização gratuita para todas as faixas etárias, não sendo necessária qualquer validação de bilhete ou cartão.