Desporto

Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015 arrancou no sábado no Pavilhão Municipal (com fotos)

O Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé foi palco da cerimónia de abertura de Loulé, Cidade Europeia do Desporto 2015, que teve lugar no passado sábado.

PUB
 
Este evento pretendeu aliar a componente desportiva à cultural, com a apresentação de um espetáculo que juntou tradição e contemporaneidade, realçando a riqueza e diversidade do maior Concelho algarvio, e que teve o momento apoteótico na participação dos atletas dos clubes que fazem o movimento associativo louletano.  
 
A inauguração do evento arrancou com a cerimónia protocolar e os discursos do representante português da ACES Europe, Nuno Santos, do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, e do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo. 
 
Ausente da cerimónia por questões de agenda, o Secretário de Estado, Emídio Guerreiro, juntou-se à festa através de uma mensagem vídeo onde felicitou o Município louletano por esta organização.      
 
O Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva, anunciou um espetáculo eclético, imagem de marca do desporto em Loulé, recorrendo à dança, à música e à imagem, fazendo “a ponte entre o desporto, a dança contemporânea, o folclore enraizado no passado.
 
Pretendeu-se celebrar “a fisicalidade do corpo inteligente, educado, treinado, que cruza o físico com o emocional, num cruzamento entre a dança e algumas modalidades desportivas”, através da criação de “Eternuridade”, de Amélia Bentes.
 
O grupo Marenostrum juntou-se aos representantes da Associação dos Amigos da Cortelha, Associação Cultural e Recreativa das Barrosas, Associação dos Amigos do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Sebastião e elementos do Rancho Folclórico da Luz de Tavira, num olhar contemporâneo e inovador sobre o folclore algarvio.
 
Os sons e ritmos urbanos estiveram representados por MC Lágrima, MC Mascote e Olímpio, que trouxeram um tema dedicado à cidade de Loulé, ao qual se seguiu a criação de Hu(r)mano de Marco da Silva Ferreira.
 
O grande final da festa aconteceu com o desfile de cerca de 1500 atletas dos clubes que encheram a nave principal do Pavilhão de Loulé. Tratou-se de uma representação de 109 modalidades, distribuídas por 57 clubes e associações, envolvendo diariamente cerca de 8000 atletas federados e não federados, do concelho
 
Depois de Guimarães (2013) e Maia (2014), em 2015 Loulé é a terceira cidade portuguesa a ostentar o título de Cidade Europeia do Desporto. Ao longo deste ano, irá realizar-se um programa de animação desportiva, com mais de 800 eventos, que irá colocar toda a Europa de olhos postos em Loulé.
 
Para 2016 são já candidatas a este título as cidades de Setúbal e Coimbra.