Loulé vai participar nesta efeméride ambiental, de 16 a 22 de Setembro, cujo tema será “Ar limpo – Está nas tuas mãos!”.
Nesse sentido, está previsto um conjunto de iniciativas que visam sensibilizar os cidadãos para as suas opções de mobilidade, proporcionando oportunidades para se deslocarem de bicicleta de transportes públicos ou a pé, promovendo a redescoberta das vilas e cidades, assim como um ambiente mais saudável e agradável.
De forma a promover a utilização dos transportes públicos urbanos, durante toda esta semana os munícipes poderão usufruir gratuitamente dos mesmos nas cidades de Loulé (TUL) e Quarteira (TUQ), mediante a apresentação do cartão “Mais Perto de Si!”, criado através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Loulé e a ACRAL. O cartão em causa será entregue pelos comerciantes associados da ACRAL aos munícipes que façam compras no comércio local de Loulé e Quarteira.
Segundo a autarquia serão realizadas diversas atividades de sensibilização, pelas principais artérias das cidades de Loulé e Quarteira, tendo em vista o uso do transporte público, o andar a pé, ou a partilha de transporte, utilizando para o efeito cartazes elaborados pelos alunos. Haverá também um percurso pela área histórica de Loulé, incentivando os alunos a andar a pé como forma de poderem apreciar o legado histórico da cidade. Também está prevista a realização de um Peddy Paper, no Parque Municipal de Loulé, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, que tem por objetivo numa vertente inspiradora em ruas seguras, educação para a cidadania rodoviária, bem como uma mobilidade sustentável.
Também o Centro Ambiental de Loulé (CAL) receberá ações de sensibilização com sessões em sala, direcionadas para a população escolar, bem como diversas ações de incentivo à prática de exercício físico ao ar livre na cidade de Loulé, tais como o “combat” e “ cycling”, dirigidas aos alunos.
A Autarquia de Loulé como participante nesta efeméride ambiental irá dinamizar no Dia Europeu Sem Carros - 22 de setembro (domingo), diversas atividades nas cidades de Loulé e Quarteira, sendo que para isso terá, em Loulé, o encerramento do tráfego motorizado, durante 8 horas, na Praça da República e na Av.ª José da Costa Mealha, onde terá lugar a partida e chegada de passeios/marchas, provas de bicicleta e BTT, e em Quarteira – Vilamoura, o encerramento do tráfego motorizado, durante 8 horas, com partida na Avenida Marginal de Quarteira, do passeio de bicicleta em direção a Vilamoura, ciclovias de Vilamoura.
Por último, a Autarquia irá desenvolver materiais de sensibilização sobre a mobilidade sustentável, para sensibilizar para a mobilidade sustentável, impulsionando a utilização de meios de transporte mais sustentáveis. A frase “Entra, que eu levo-te” será colocada nos transportes urbanos. A transmissão de ecodicas, conselhos e exemplos de boas práticas nas deslocações diárias (bicicleta, a pé, partilha de automóvel com colegas, etc.) são alguns dos conteúdos dos materiais distribuídos eletronicamente por mailling e colocados para download em
www.cm-loule.pt
Algarve Primeiro