Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Loulé faz saber que se tem vindo a dedicar à preservação e promoção das suas artes e ofícios tradicionais, “enquanto elemento essencial da sua identidade local”.
Neste sentido, esta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, às 18h00, terá lugar, no Palácio Gama Lobo, a inauguração da exposição de bonecas de Filipa Faísca de Sousa, “sábia conhecedora das tradições e cultura do interior de Loulé”.
A mesma nota adianta que, cada boneca presente nesta mostra retrata ao pormenor um ofício, uma tradição ou mesmo um costume do interior do concelho.
Sobre a autora, a autarquia realça que, Filipa Faísca de Sousa nasceu no sítio do Borno, em Querença, a 22 de maio de 1934. Em tenra idade começou a interessar-se por cantigas, contos, orações e lengalengas da cultura popular que ouvia de sua mãe ou que aprendia no seu dia-a-dia.
Nos anos 80, começou a fazer artesanato, nomeadamente a confecionar bonecas de trapo que contam parte da cultura local, falam das gentes e da vida no campo, tendo cada uma delas uma quadra que conta a sua história e a sua atividade.
Os interessados poderão visitar a exposição até ao dia 15 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos sábados, das 9h00 às 15h00.
A entrada é livre.