Sociedade

Loulé Criativo propõe manhã na apanha de figo, amêndoa e alfarroba

Realiza-se no próximo domingo, dia 8 de setembro, na Quinta da Marroquia, uma atividade de apanha de três dos frutos do pomar misto de sequeiro - figo, amêndoa e alfarroba -, em mais uma iniciativa promovida pelo projeto Loulé Criativo.

PUB
 
«A ideia é que os participantes, sejam eles turistas, residentes, simples curiosos ou apreciadores das mais genuínas tradições algarvias, possam descobrir o pomar misto de sequeiro, numa manhã que estimula memórias de outros tempos, em que a apanha destes frutos fazia parte da vida das gentes», explica nota do Município.
 
A iniciativa pretende também informar e sensibilizar para a importância do pomar misto de sequeiro, para o potencial de usos dos seus frutos, para a sua relevância enquanto componente de paisagem e recurso de desenvolvimento de novas atividades, a promover entre agentes turísticos e agricultores.
 
«Estando atualmente o pomar misto algarvio em declínio, torna-se essencial valorizar o figo, a amêndoa, a alfarroba e a azeitona, através da transformação e comercialização. Esta ação reveste-se de enorme importância para preservar o património da paisagem, dos saberes e da cultura regional de um recurso que contribui atualmente, também, para o desenvolvimento de atividades de animação turística», adianta a autarquia.
 
A atividade é gratuita mas está limitada a um número máximo de 18 participantes com mais de 10 anos. Os interessados poderão fazer a sua inscrição até dia 5 de setembro, através do email [email protected]
 
Mais informações em www.loulecriativo.pt ou telefone 289 400 894.