Até ao dia 15 de janeiro de 2020, decorre a nova fase de candidaturas para residentes no Loulé Design Lab, um projeto da Câmara Municipal de Loulé, cujo eixo de ação é o design, com forte ligação à cultura local e em rede com outras instituições e projetos de referência.
Integrado no Loulé Criativo, o Loulé Design Lab é um laboratório de criação, investigação e experimentação, onde são disponibilizadas as condições para a formação e fixação de uma comunidade criativa.
Conforme assinala nota do Município, recentemente instalado no Palácio Gama Lobo, «edifício nobre setecentista», o Loulé Design Lab dispõe de várias salas de trabalho, oficina equipada, estúdio de fotografia, sala multiusos «e uma equipa dedicada que dá apoio ao nível da mentoria, consultoria, divulgação, produção, entre outros».
Aos 11 projetos que inauguraram o espaço em setembro de 2017, juntaram-se mais 9 projetos durante o ano seguinte, em áreas diversas como mobiliário, vestuário, bijuteria, adereços, utilitários, entre outros. Esta crescente comunidade criativa procura agora novos elementos que contribuam para a sua dinâmica multidisciplinar e façam aumentar a natural teia de colaborações.
No entender dos responsáveis Municipais, «a participação regular e ativa, por parte dos residentes, nas exposições, conferências, feiras, workshops contribui indiscutivelmente para o desenvolvimento estruturado de cada projeto em curso e para alimentar a reflexão e a salutar discussão de soluções entre todos».
Pela cedência do espaço são pedidas horas para o Banco de Tempo Criativo, utilizadas de forma equilibrada entre as valências e possibilidades de cada residente e as necessidades e agenda do Loulé Design Lab.
É objetivo da Câmara Municipal de Loulé promover o crescimento deste projeto, aumentando o número de residentes, fomentando a dinâmica existente, estabelecendo novas parcerias com projetos, empresas, escolas, tanto a nível local, como nacional e internacional.