Sociedade

“Loulé Design Lab” galardoado por práticas sustentáveis

 
No âmbito da Conferência ODSlocal de 2021, que aconteceu esta quarta-feira, 24 de novembro, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o Município de Loulé foi galardoado com o Prémio ODSlocal na categoria “Práticas Municipais” para os objetivos de desenvolvimento sustentável, através do projeto “Loulé Design Lab”.

Refere a autarquia em comunicado que, este prémio distingue os melhores conjuntos de boas práticas com impacto relevante na concretização das metas de um ou mais objetivos de desenvolvimento sustentável ao nível de projetos locais, tendo o projeto Loulé Design Lab merecido a distinção entre as 287 boas práticas inseridas na plataforma ODSlocal.
 
«A preocupação com a sustentabilidade é transversal no campo da ação desta incubadora criativa que é um dos pilares do Loulé Criativo, quer nos projetos que acolhe, quer nas ações e colaborações que intermedeia», anota a mesma fonte.
 
Refira-se que, o Loulé Design Lab promoveu já 12 formações na área do design, sustentabilidade, biodesign e materiais, com cerca de 300 participantes. Trata-se de um projeto da Câmara Municipal de Loulé que teve início em setembro 2017, com o objetivo de apoiar ideias e projetos na área do design aplicado à cultura local, contando com a sinergia de uma rede alargada de parceiros.
 
As principais linhas programáticas são o acolhimento e a incubação de criadores em espaços de trabalho partilhado, oficinas partilhadas e sala de exposição; a promoção de projetos de investigação aplicada à produção local; um laboratório de criação e desenvolvimento de produtos; uma rede de oficinas parceiras e uma programação regular com residências artísticas, workshops, conferências e exposições, acrescenta a autarquia.
 
Nesta conferência dedicada à sustentabilidade, o Município de Loulé foi ainda distinguido, entre as mais de 60 autarquias presentes na plataforma, com a atribuição do Selo ODSlocal, na categoria de dinâmicas municipais, como resultado do seu desempenho nos indicadores de referência incluídos neste portal.
 
Avança ainda a mesma publicação que, a plataforma ODSlocal (https://odslocal.pt//) foi lançada publicamente em novembro de 2020. Trata-se de um portal online que permite visualizar e ir acompanhando os progressos e os contributos de cada município em relação ao cumprimento das mestas dos vários objetivos de desenvolvimento sustentável.
 
Segundo o mesmo comunicado, Loulé fez parte de um grupo restrito de oito municípios portugueses convidados a participar na fase piloto deste projeto (Bragança, Cascais, Castelo de Vide, Coruche, Loulé, Ceia e Viana do Castelo), coordenado pelo Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em colaboração com o OBSERVA do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, do MARE da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e da empresa 2ADAPT.
 
O ODSlocal visa estimular um movimento de sustentabilidade local amplo e aberto, com fortes efeitos multiplicadores, que dê destaque aos atores locais e às suas iniciativas e que promova a criação de uma extensa comunidade de agentes de mudança comprometidos com este processo. No contexto pós-pandemia, onde novos desafios e exigências se perfilam, pretende incentivar as boas práticas relacionadas sobretudo com a erradicação da pobreza e criação de uma vida com dignidade e oportunidades para todos, dentro dos limites do planeta, concluiu a mesma publicação.