Numa nota enviada ao Algarve Primeiro, a autarquia louletana confirma que a cidade terá 20 pontos de animação, num perímetro que se estende entre o Largo do Tribunal e o Largo de S. Francisco, passando por artérias como a Avenida José da Costa Mealha, Praça da República e Avenida Marçal Pacheco, e por edifícios como o Mercado Municipal, os Paços do Concelho e o Castelo.
The Gift e Carolina Deslandes – que eram as únicas confirmações até ao momento – vão atuar no palco maior do recinto, no Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco, que terá como espetáculo de encerramento uma atuação do Deejay Kamala.
Na Praça Afonso III/Chafariz, atua Chico da Tina, o rapper em ascensão que combina, de forma irreverente hip-hop e trap com regionalismos e temáticas tradicionais minhotas. Os Blasted Mechanism estreiam-se nesta Noite Branca, além da presença do animador da Rádio Comercial, Wilson Honrado, que regressa ao evento.
No Largo Gago Coutinho, a célebre escultura do holandês Jits Baker “Gente Feliz Dançando ao Sol” vai ter a companhia dos Bateu Matou, grupo de Ivo Costa (músico de Sara Tavares), Joaquim Albergaria (Paus) e Riot (Buraka Som Sistema), com um concerto especial em formato 360° em torno da rotunda, "que se prevê venha a ser um dos momentos mais surpreendentes do programa", regista a nota do Município.
Moulinex junta-se, uma vez mais, ao alinhamento musical da Noite Branca com o projeto MXGPU – Moulinex e GPU Panic, num espetáculo a ter lugar na Avenida 25 de Abril, junto à praça de táxis.
Os Djs vão estar em força na Noite Branca, com os nacionais como Kamala, passando pelos locais como Christian F e DJ Rodriguez. Já o farense Bubba Brothers, irá juntar-se na Cerca do Convento, à Orquestra do Algarve e alguns convidados como Rui Pragal da Cunha (ex-Heróis do Mar) ou o guitarrista Ricardo Martins.
Quem preferir a “Silent Party” (festa silenciosa) mais intimista e solitária, poderá encontrá-la na Avenida José da Costa Mealha. Esta iniciativa vai permitir que os participantes dancem e se divirtam ao som de música que é transmitida por fones entregues ao espectador, em que este poderá escolher a sua própria música.
Dança, música, teatro, multimédia, novo circo são ingredientes das dezenas de momentos artísticos preparados para esta noite, muitos deles feitos com a prata da casa. É o caso da Satori, cujos elementos estão habituados a “lidar” com o fogo, dos prodigiosos percussionistas dos Rhakatta e da Mákina de Cena, o grupo de teatro de Loulé que apresentará um espetáculo multidisciplinar.
Os grupos de ginástica e de dança da cidade como o Louletano, a APAGL, o contemporâneo Fusion ou a Academia de Dança do Algarv juntam-se à festa.
A Noite Branca tem início pelas 20h03, hora do pôr do sol, e arranca com o espetáculo de abertura no Largo Gago Coutinho, a performance de música e dança do grupo Black Diamonds, vindos diretamente da Suíça para Loulé, e que foram finalistas do Portugal Got Talent 2025.
Para ajudar à festa, a organização lança o convite para que os visitantes se vistam de branco.
Para poder usufruir deste evento sem preocupações, a organização disponibiliza, a partir das 19h00 e até às 04h00, transporte gratuito (minibus “Go White”) entre o Mar Shopping e a cidade de Loulé (em frente à Escola Secundária, Avenida Laginha Serafim), com partidas a cada 15 minutos.
Todo programa pode ser consultado nas redes sociais do evento ou em:www.cm-loule.pt