O Festival Política e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) lançaram um concurso que irá atribuir quatro bolsas a jovens até 30 anos que apresentem propostas para integrar a programação do festival nas cidades de Coimbra e Loulé, abrangendo as modalidades de literatura, música, artes performativas, artes plásticas, vídeo ou de formação (workshop).
As propostas deverão abordar alguma questão relacionada com os direitos humanos, a participação cívica ou política ou as ameaças à democracia. O valor de cada bolsa é de 500 euros. As candidaturas terminam a 20 de julho para a edição de Coimbra e a 27 de julho para a edição de Loulé. O regulamento do concurso está disponível em
festivalpolitica.pt.
O Festival Política decorre em Coimbra no Convento São Francisco, de 28 a 30 de setembro, enquanto em Loulé terá palco entre os dias 19 e 21 de outubro, com epicentro no Cineteatro Louletano.
O tema central do Festival Política 2023 é "Pós-democracia", numa programação composta por filmes, debates, performances, espetáculos e outras formas de expressão artística que promovam a reflexão e a discussão sobre as ameaças à democracia, promoção dos direitos humanos, cidadania e participação cívica.
O evento é um conceito da Associação Isonomia com coprodução da Câmara Municipal de Coimbra/Convento São Francisco. Em Loulé conta com a coprodução do Cineteatro Louletano.
Refira-se que o Festival Política, já organizou em 2023, um warmup em Coimbra em fevereiro, a par das edições de Lisboa em abril (Cinema São Jorge) e em Braga em maio (Centro de Juventude de Braga), contabilizando mais de 3.500 participantes.