Desporto

Loulé formaliza candidatura a “Cidade Europeia do Desporto 2015” cujo resultado será anunciado este sábado

Numa sessão que decorreu esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o executivo municipal entregou formalmente o dossier de candidatura de Loulé a Cidade Europeia do Desporto em 2015 aos responsáveis da ACES Europe, Gian Francesco Lupatteli (presidente) e Nuno Santos (diretor em Portugal).

PUB
 
Este processo, que arrancou há cerca de um ano, durante a anterior gestão camarária, foi um projeto abraçado pelo atual executivo que pretende “levar a bom porto esta candidatura”, como sublinhou o presidente Vítor Aleixo.
 
Após uma visita técnica aos equipamentos desportivos do concelho que aconteceu já hoje, será anunciado o resultado desta candidatura, durante uma conferência de Imprensa que terá lugar este sábado, pelas 18h00, no Parque Municipal. 
 
Os responsáveis louletanos acreditam que Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015 será mesmo uma realidade.
 
Os excelentes campos de golfe, os complexos de piscinas de Loulé e Quarteira, um estádio de Futebol (Estádio Algarve) moderno, campos de futebol, pavilhões e, sobretudo “um movimento popular institucional e não institucional que constitui uma das diretrizes da política europeia do desporto” são alguns do fatores que o autarca Vítor Aleixo aponta como decisivos para a escolha favorável por parte da ACES. 
 
Hugo Nuno, vice-presidente do Município, responsável pelo pelouro do desporto refere ainda “a riqueza enorme de modalidades, de equipamentos mas também de atletas e dirigentes” que fazem com que esta candidatura seja o “reconhecimento” de toda a dinâmica desportiva existente no concelho.
 
Nuno Santos, da ACES Portugal, falou do percurso da associação em Portugal, do pioneirismo de Guimarães Cidade Europeia do Desporto em 2013, e da Maia, neste ano de 2014. O responsável sublinhou “o excelente trabalho” dos vimaranenses e considerou ser este “um exemplo a seguir” até porque Guimarães foi também a Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2013, entre as dez melhores da Europa.
 
De olhos postos no próximo ano, Nuno Santos manifestou o desejo que, após esta visita, Loulé possa seguir o caminho de Guimarães e da Maia. “Já existem várias cidades candidatas a este prémio. Não poderão ser todas, será sempre uma e será sempre a melhor. O que desejo é que Loulé consiga efetivamente este prémio”, disse ainda.
 
Caso isso venha a acontecer, a 5 de novembro, os responsáveis louletanos irão a Bruxelas para receber a bandeira de Cidade Europeia do Desporto que oficializa o momento.
 
Também Gian Francesco Lupattelli, presidente da ACES Europe, organismo que atribuiu o título de Cidade Europeia do Desporto, mostrou-se confiante em relação à candidatura louletana: “Esperamos comunicar nestes dias Loulé como Cidade Europeia do Desporto”.  
 
Refira-se que, anualmente, a ACES elege uma Capital Europeia do Desporto e, no máximo, vinte Cidades de Desporto, sendo que cada país tem, no máximo, duas cidades. Em 2013, Antuérpia (Bélgica) foi Capital Europeia do Desporto, enquanto que, em 2014, o título coube a Cardiff (Reino Unido) e em 2015, a escolha recairá sobre Turim (Itália). 
 
Gian Francesco Lupattelli salientou o principal objetivo da ACES que passa “pelo  trabalho entre todas as cidades para uma política desportiva europeia, um desporto para todos, um desporto para a integração, bem-estar e saúde, em suma, um movimento desportivo popular europeu”.
 
Em nome da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva manifestou o apoio total à candidatura louletana considerando a sua importância no contexto turístico. “Nos últimos anos, as infraestruturas que têm surgido por toda a região, particularmente no concelho de Loulé, levam-nos a investir na promoção turística do Algarve no contexto de turismo desportivo. No âmbito desta candidatura, que espero seja aceite, estamos disponíveis para trabalhar em conjunto”, disse ainda o responsável do turismo algarvio.