Cultura

Loulé: Galeria ArtCatto recebe um dos maiores artistas da pop arte da atualidade

Mr. Brainswash
Mr. Brainswash  
Inaugurada em 2011, em Loulé, a galeria ArtCatto já exibiu algumas das melhores pinturas, esculturas e fotografias de artistas nacionais e internacionais de renome.

PUB
A partir desta quinta-feira, dia 29 de junho,  recebe um dos maiores artistas da pop arte da atualidade, Mr. Brainswash. O escultor Rogério Timóteo, o pintor Gustavo Fernandes e o artista plástico Charly Palmer também vão ter as suas obras expostas.
 
Durante mais de uma década, Thierry Guetta, com o pseudónimo, Mr. Brainwash, tem vindo a desafiar os limites da arte contemporânea. Nascido em França e atualmente a viver em Los Angeles, o artista de rua foi apresentado à arte pelo seu primo, o artista Invader, desde então as suas obras, que fundem imagens da cultura popular, da história da arte, dos media e da publicidade, tornaram-se verdadeiros ícones. Por outro lado, a sua evolução artística foi registada no documentário de Banksy, (o veterano artista que mantém em segredo sua identidade, mas mesmo assim, as suas pinturas ganharam um reconhecimento mundial), nomeado para um Óscar em 2010, "Exit Through The Gift Shop".
 
Navegando entre os mundos do cinema, da cultura das celebridades, da música e do desporto, Mr. Brainwash concebeu capas de álbuns para Madonna, Rick Ross e KYGO. O seu trabalho artístico foi apresentado em filmes e produções televisivas como Molly's Game, Billions, Shameless e Kardashians.
 
O talento de Mr. Brainwash tem ainda resultado em parcerias criativas com marcas poderosas como a Hublot, a Coca-Cola e o criador da Marvel Comics Stan Lee. De destacar, que o artista colaborou também com Pelé, que se juntou a Mr. Brainswash a espalhar tinta em obras de arte selecionadas.
 
Para além, de Mr. Brainswash, a Galeria ArtCatto recebe ainda o escultor Rogério Timóteo, que tendo nascido e crescido numa região predominantemente ligada à extração e transformação de mármores (Vila Viçosa) é com naturalidade que escolhe o mármore como matéria-prima preferencial para as suas esculturas, não excluindo, no entanto, abordagens a novos materiais e técnicas, como bronze e mais recentemente resinas.
 
 As obras do pintor Gustavo Fernandes que são uma introspeção pela sua própria vida também vão dar vida ao espaço. Explorando a pintura hiper e surrealista, numa aproximação singular à exuberância das tonalidades cromáticas originais, Gustavo procura trabalhar sob uma perspetiva espiritual e emocional a relação das pessoas e da Natureza, levando o espetador à contemplação. Inspirado por Magritte, Aivazovskii, Eduardo Luís e Bateman, aborda a expressão plástica em diversos suportes e técnicas: da pintura a óleo sobre tela à escultura em bronze e fibra de vidro aos new media. 
 
Por último, quem visitar a galeria a partir desta quinta-feira, pode ainda encontrar as obras de Charly Palmer um artista plástico, ilustrador e designer gráfico americano que utiliza como meio principal o acrílico sobre tela, o seu trabalho centra-se na documentação de narrativas visuais da experiência afro-americana.