O Núcleo instalado na Igreja da Misericórdia, localizado no edifício do atual Hospital de Loulé, vai trazer a público um conjunto de objetos que vão desvendar a história da arte religiosa do concelho de Loulé, entre o século XVI e o século XX.
Os visitantes vão poder observar uma série de pinturas, esculturas, peças de ourivesaria, paramentaria, objetos processionais, entre outros, expostos naquela que também é conhecida como a Igreja de Nossa Senhora dos Pobres.
Do acervo seleccionado para a exposição é possível destacar a escultura da "Nossa Senhora e o menino" em alabastro, que integra o Inventário Artístico do Algarve e já participou em exposições da Fundação Gulbenkian.
Também o Pórtico Manuelino e o Cruzeiro da Igreja da Misericórdia, reconhecidos como monumentos nacionais, são elementos que merecem atenção dos visitantes e que estão vincados na memória da sociedade louletana.
O núcleo museológico vai estar aberto ao público de terça-feira a sábado.
A Igreja da Misericórdia tem recebido obras de recuperação que nos próximos tempos vão estar focadas no restauro dos altares.
O projeto do Núcleo Museológico é da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Loulé com a colaboração da Câmara Municipal de Loulé.